Revista Digital
Edições digitais de
Avicultura Industrial
Deste a edição 1200, a revista mais completa destinada à avicultura do setor apresenta sua versão digital.

Informações completas do setor avícola que podem ser visualizadas através de celulares, smartphones, tablets e computadores em qualquer parte do mundo.
E-mail:
Senha:
Esqueci minha senha

Edições

Edição 1211, Número 05/2012

Publicado em 2012Edições
Edição 1211

Nº 05´2012 - Ano 103 - Edição 1211 - R$ 15,00 

Acesse a edição digital.  
Assine a revista.

Estudos da Embrapa > Enzimas

As enzimas representam um importante recurso para os sistemas de produção de aves e suínos, não apenas na área de nutrição, mas também em ambiência e sanidade. Pontos críticos no uso de enzimas são comuns na indústria, especialmente no que diz respeito ao conhecimento do substrato contido na matéria-prima, estabilidade enzimática e métodos analíticos e experimentais. Neste foco, artigo aborda as potencialidades do uso de enzimas na produção, além de apresentar o atual estágio das pesquisas e perspectivas futuras para novos recursos. 

Espaço do Ovo & da Poedeira > Vacinação Salmonella

Artigo discute as vantagens e desvantagens da vacinação contra Salmonella. O trabalho apresenta como funciona a imunidade intestinal das aves, aborda a ação de vacinas vivas e discute como a vacinação pode ampliar os benefícios de programas de biosseguridade na prevenção e controle desta bactéria. 

Mercado futuro

Artigo traz os resultados de um estudo que avaliou a capacidade dos contratos futuros de milho negociados na BM&F/Bovespa em mitigarem de forma eficiente o risco de preço para a indústria brasileira de frango por meio de operações de cross-hedge. Esta análise se constitui em uma etapa relevante na administração eficiente de unidades produtivas avícolas. 

Entrevista

A pesquisadora Irenilza de Alencar Nääs fala sobre questões relacionadas ao bem-estar animal e ambiência. Discute como ser possível se chegar a um meio termo em relação ao ponto de vista antagônico entre consumidores e setor produtivo sobre o assunto. Aborda o fim das gaiolas em poedeiras e os desafios de se produzir ovos sem elas. Comenta ainda sobre as demandas dos aviários de frangos de corte com foco em ambiência, assim como sobre o potencial de uso da vocalização agregada a recursos tecnológicos aplicados à produção. 

Manejo

A Miopatia Peitoral Profunda (MPP) é uma doença degenerativa dos músculos peitorais menores, sendo caracterizada por atrofia e necrose. Embora sua incidência aumente nos frangos pesados, a MPP pode ocorrer com qualquer idade ou peso e depende do manejo e dos sistemas de criação utilizados.

Compartimentalização

Matéria explica o conceito de compartimentalização da produção avícola. Um projeto piloto foi desenvolvido no Brasil e agora aguarda a aprovação da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE). Se aprovado, permitirá que as empresas compartimentalizadas continuem a exportar mesmo diante de um eventual surto de alguma enfermidade de notificação internacional obrigatória, como seria o caso da Influenza Aviária. 

Confira também:

Agenda, O que há de N'Ovo, Túnel do Tempo, Estudos da Embrapa, Manejo, Espaço do Ovo & da Poedeira, Ubabef Informa, Cinco Perguntas e Muito Mais.

Voltar