Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Gastronomia

1º Concurso Culinário IOB: inscrições abertas até 31 de maio

Iniciativa do Instituto Ovos Brasil, que visa enaltecer boas ideias que valorizem o alimento em pratos criativos, tem inscrições prorrogadas para melhor atender cozinheiros de todo o Brasil

Com a missão de reunir e exaltar a diversidade de sabores e temperos da rica Gastronomia brasileira, o Instituto Ovos Brasil lançou o Concurso Culinário IOB. O evento, que também tem como finalidade estimular a utilização dos ovos em receitas de grande valor culinário, pelos talentosos chefs caseiros e amadores do Brasil. Até o momento a entidade já recebeu muitas inscrições, que são gratuitas a todos. O prazo foi prorrogado para  o dia 31 de maio.

Os participantes poderão inscrever quantas receitas quiserem nas categorias Doces e Salgados, sendo apenas exigido que o ovo seja o ingrediente principal do prato. Na página do Concurso Culinário, no site da entidade (www.ovosbrasil.com.br/site/concurso) os interessados podem preencher o formulário e inserir o passo a passo das receitas, com modo e tempo de preparo, descrição do prato, os ingredientes necessários, o rendimento em porções e ao menos uma fotografia da receita pronta e empratada, que ilustre também o potencial visual da iguaria.

Jonathan Santos, do Instituto Ovos Brasil, explica quais serão os critérios de julgamento dos pratos durante a competição: “Nosso júri, composto por quatro especialistas, fará a avaliação baseado em quesitos centrais, como a apresentação dos pratos, a facilidade de reprodução, a criatividade e o tempo de preparo. Cada quesito terá notas de 1 (mínima) a 5 (máxima), e a somatória será dividida pelo número de jurados, para que então se atinja a nota média final para cada receita”. É recomendável aos participantes o foco na praticidade dos pratos.

A primeira etapa do concurso será realizada pela internet, para garantir que todas as regiões do Brasil sejam igualmente representadas. As receitas consideradas mais promissoras pelos jurados serão reproduzidas por um chef parceiro do Instituto Ovos Brasil, para que os pratos então sejam saboreados e julgados com maior rigor.

Os documentos necessários à inscrição e mais informações sobre o concurso estão disponíveis no site do Instituto: www.ovosbrasil.com.br . Em caso de dúvidas, entre em contato com a entidade pelo telefone (11) 3032 2030 ou e-mail [email protected]