Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Ovos

3º ano do Projeto Ovos RS divulga novas ações para 2015

Rio Grande do Sul é o quarto maior produtor de ovos, com produção anual de cerca de 2,6 bilhões de unidade de ovos.

3º ano do Projeto Ovos RS divulga novas ações para 2015

O setor de produção de ovos no Rio Grande do Sul atualmente está como 4º maior produtor do Brasil. São produzidos anualmente, cerca de 2,6 bilhões de unidade de ovos, em torno de 8% da produção brasileira, próxima a 35 bilhões de unidade de ovos/ano.

O consumo per capita no restante do Brasil está em torno de 168 ovos por habitante ano. Já no Estado, o consumo está próximo a 180 ovos por habitante ano, consumo este, impulsionado pelo projeto ovos RS que tem levado muita informação à população. As informações são divulgadas pelo coordenador do Projeto Ovos RS e diretor-executivo da Associação Gaúcha de Avicultura (Asgav) e delegado membro da I.E.C International Egg Comission, (Instituto Internacional do Ovo), Eduardo dos Santos.

O Projeto Ovos RS idealizado e desenvolvido pela Associação Gaúcha de Avicultura (Asgav) está no seu terceiro ano de edição.

O projeto é realizado através de dois Módulos – Técnico e Institucional. No Módulo Técnico, os produtores recebem nas suas propriedades visitas de uma equipe técnica composta por mestres e doutores em Zootecnia e Veterinária, que avaliam e orientam sobre legislação sanitária, inspeção e qualidade na produção.

Os estabelecimentos produtores de ovos que atenderam aos requisitos mínimos estabelecidos pela equipe técnica ficaram habilitados a usar o selo Ovos RS nas embalagens de ovos. Já no Módulo Promocional é divulgado por meio de campanhas publicitárias e material institucional as características nutricionais do ovo e a sua importância na alimentação, continuará de forma intensa neste ano de 2015. 

Eduardo informa ainda que o Projeto Ovos RS dará mais um passo a frente, através de uma parceria com uma instituição de renome. O Projeto também tem a responsabilidade social no seu mote de trabalho, destaca Santos. “São doadas caixas de ovos e brinquedos para entidades assistenciais, creches e abrigos. Para este semestre, estão previstas doações à organização humanitária internacional Médicos Sem Fronteiras (MSF)”, informa.

A Asgav e o Projeto Ovos RS seguem a linha de atuação da International Egg Comission, com sede em Londres, na Inglaterra, que além de trabalhar as áreas técnicas, como sanidade, biossegurança, qualidade, promoção e incentivo ao consumo de ovos, também dedica esforços para ajudar pessoas carentes e instituições assistenciais, através da International Egg Foundation.

O Projeto Ovos RS atua em parceria com os seguintes órgãos governamentais: a Superintendência Federal da Agricultura do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA/RS) e a Secretaria estadual da Agricultura e Pecuária. Neste ano, novas atividades conjuntas serão desenvolvidas para a implementação do Projeto e continuidade nas adesões dos apoiadores e estabelecimentos avícolas.

Outras informações sobre o Projeto Ovos RS: www.asgav.com.br/projeto.html.