Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Aves de Corte

A importância da água na avicultura

Para se ter uma ideia, a produção de 1Kg de carne requer cerca de 8,2 litros de água; e para sua industrialização é necessário o dobro (cerca de 16 litros)

A importância da água na avicultura

Embora seja tratada como o nutriente esquecido, a água é de extrema importância sobre o desenvolvimento do animal durante todo seu período de vida. Não somente a quantidade, mas a qualidade também é um fator que interfere diretamente na obtenção de uma carcaça de qualidade.Avicultura

Fatos e dados atestam que o cuidado com a qualidade da água deve ser intensificado, já que problemas de desempenho são atribuídos ao componente nutricional esquecido.  Em várias regiões do mundo, a disponibilidade de água é fator limitante para a produção avícola. Entretanto, em outras regiões, a água está disponível, mas sua qualidade é que limita o desempenho da atividade. Assim, de nada adianta a água estar à disposição se não há consciência da importância da manutenção de sua qualidade. Os efeitos da má qualidade são os mais variados e complexos, lembrando a relação direta que existe entre o consumo de água e o consumo de alimento, tendo essa restrição de água e ração em consequência de perda de produtividade dos animais.

O médico veterinário Valter Bampi aponta que preservar a quantidade de água e a sua qualidade é fundamental, se o objetivo é obter desempenho adequado e economicamente conveniente. “Águas de superfície são mais difíceis de manter a qualidade do que de poços artesianos e, às vezes, a fonte de água é boa e a qualidade é perdida pelo mau armazenamento, no qual são empregados reservatórios sujos, não cobertos, passíveis de serem alcançados por pássaros, ratos, raios solares e outros animais ou, mais facilmente, contaminados pelo ar”, explica. De acordo com o especialista, a qualidade também pode ser comprometida pelo sistema de encanamento empregado em que resíduos de minerais e micro-organismos estão presentes. “Portanto, proteger reservatórios e os encanamentos é um procedimento indispensável.”

Produção 

CarnesPara se ter uma ideia, a produção de 1Kg de carne requer cerca de 8,2 litros de água; e para sua industrialização é necessário o dobro (cerca de 16 litros). A água é essencial na manutenção da vida, porém, trata-se de um recurso limitado. Ela é responsável por 70% do peso corporal das aves.

A água possui diversas funções no organismo da ave, como:
– Movimento de nutrientes entre as células;
– Retirada de substâncias tóxicas;
– Diluição de substâncias no organismo;
– Participação nas reações químicas no organismo.

As principais fontes de obtenção desse nutriente são: a água de consumo (ou água de beber), água coloquial (presente nos ingredientes que compõem a ração) e a água metabólica (formada durante a oxidação dos nutrientes). Vale lembrar que, o consumo também é afetado pela idade, genética, o sexo, a temperatura ambiente, a temperatura da água, a umidade relativa do ar, a composição nutricional e a forma física do alimento.