Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Fazenda Inteligente

A revolução dos sistemas inteligentes na produção

Em entrevista à Avicultura Industrial, Jean Michel Winterr fala sobre os impactos do uso de sistemas inteligentes sobre a produção agrícola e pecuária, explicando o conceito de “Fazenda Inteligente” e destacando a importância de programas como o Start-UP Brasil para o desenvolvimento de inovações e empresas inovadoras no País

A revolução dos sistemas inteligentes na produção

O campo tem se tornado um lugar cada vez mais tecnológico, devendo ganhar ares high tech no futuro próximo. Ganham espaço sistemas que possibilitam uma conectividade plena entre os diferentes atores do processo produtivo, permitindo tomadas de decisão mais precisas e embasadas em critérios técnico-científicos. Isso tudo em tempo real, às vezes de forma imperceptível e com a menor intervenção possível do produtor. “Hoje, existe certa dificuldade para que os profissionais da área técnica acompanhem mais de perto os processos nas propriedades, o que gera entraves na hora de identificar falhas e gargalos produtivos. Esses sistemas atuam de forma a resolver ou minimizar essa dificuldade”, afirma para a reportagem da Avicultura Industrial Jean Michel Winter, engenheiro elétrico, com mestrado em sistemas de automação e atualmente doutorando da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFGRS), também à frente da startup E-Aware, incubada no Centro de Empreendimentos do Instituto de Informática da própria UFRGS.

Winter tem desenvolvido pesquisas nas áreas de redes de sensores sem fio e participado em projetos de startups para desenvolvimento de aplicações e monitoramento de processos industriais agrícolas por meio do uso de dispositivos de comunicação sem fio. Chamadas variáveis de feedback, elas são lidas e interpretadas por sistemas inteligentes instalados nas propriedades para a tomada de decisão com relação a determinadas situações detectadas na rotina de produção. Nesta entrevista à Avicultura Industrial, Winter fala sobre os impactos do uso de sistemas inteligentes sobre a produção agrícola e pecuária, explicando o conceito de “Fazenda Inteligente” e destacando a importância de programas como o Start-UP Brasil para o desenvolvimento de inovações e empresas inovadoras no País. 

Releases Empresas