Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Workshop

Agricultura empresarial movimenta bilhões, mas ainda é limitada para produtor rural

De acordo com executivos do Itaú BBA, motivo se dá devido afalta de gestão eficiente para que transações, como emissão de títulos, sejam realizadas 

Agricultura empresarial movimenta bilhões, mas ainda é limitada para produtor rural

Assunto foi tratado durante o I Workshop sobre Financiamento à Agricultura promovido pela instituição para jornalistasA agricultura empresarial movimenta R$ 40 bilhões em créditos com condições controladas e regulamentadas pelo governo anualmente e R$ 60 bilhões em condições de livre mercado, negociações diretamente entre banco e agricultores. Mas, de acordo com os executivos do Itaú BBA, as emissões de títulos ainda é limitado o número de produtores que possuem gestão interna que o possibilitem captar empréstimos junto aos bancos. O assunto foi tratado durante o I Workshop sobre Financiamento à Agricultura promovido pela instituição para jornalistas.

Diretor de Produtor Rurais do Itaú BBA, Antônio Carlos Ortiz, enfatizou que a emissão de títulos bancários para produtores seria uma alternativa economicamente viável porém ainda falta evoluir. “ Não é qualquer é um que está preparado(…) Quase ninguém tem números auditados. É necessário ter contabilidade, política de gestão de risco e depois demonstrar isso ao investidor”, explicou.  “Uma organização transparente, com números auditados, contabilidade consolidada, diminui os riscos para o investidor”, aponta.  

Ortiz esclareceu que o alternativas de financiamento como o CRAs, do Governo Federal, é mais usado por tradings agrícolas. Para o executivo, a parcela de agricultores que poderiam realizar emissão de títulos como este é pequeno mas tende a aumentar conforme houver esclarecimento e mecanismos no mercado que aumentem as condições de financiamento de toda a cadeia produtiva.