Grupo GTFoods

Alemanha irá investir 37 milhões de euros em fábrica de embutidos no Paraná

Alemanha irá investir 37 milhões de euros em fábrica de embutidos no Paraná

O Grupo GTFoods, maior conglomerado avícola do Norte do Paraná, acaba de formalizar o recebimento de aproximadamente 37 milhões de euros do governo alemão para a construção de uma fábrica de embutidos no Paraná. A confirmação veio após a aprovação oficial da seguradora Euler Hermes, representante das autoridades alemãs e do Ministério da Economia e Tecnologia da Alemanha, e por isso, não envolve risco.

Considerando a cotação atual da moeda europeia, o valor equivale a cerca de R$ 150 milhões. Segundo o diretor financeiro da GTFoods, Vitor Bellizia, a iniciativa contribui com a perspectiva de crescimento da empresa. “Um dos nossos objetivos é estar entre as três maiores indústrias do setor de proteína animal do Brasil até 2020, com forte atuação internacional. Essa é uma grande possibilidade de atingir novos mercados e aumentar a produção, agregar valor e se diversificar”, afirma.

A única exigência para concessão do crédito pelo governo alemão foi de que 51% do conteúdo que estará compreendido na fábrica seja de origem alemã. Um projeto preliminar indica que haveria inclusive a possibilidade de ter um percentual maior de máquinas de origem alemã, entre 65% a 70%. Por isso, a compra do maquinário será feita por meio da Ferrostaal Equipment Solutions GmbH, sediada em Hamburgo.

Nos próximos seis meses, membros do Grupo GTFoods e da Ferrostaal Brasil vão estar envolvidos em estudos de mercado para a implantação do negócio e definição dos procedimentos dessa nova indústria. De acordo com o diretor administrativo do GTFoods, Rogério Gonçalves, mesmo com o cenário desafiador, a empresa busca alternativas de financiamento de longo prazo para as atividades com custos acessíveis. “Trabalhamos em conjunto com a Euler Hermes e a Ferrostaal desde junho de 2015. A avaliação da seguradora é muito severa, envolvendo saúde financeira, responsabilidade ambiental, sustentabilidade e governança. Obter esta aprovação mostra que estamos no caminho certo em nosso plano de adequação de governança”, conta.

Segundo Gonçalves, mesmo com o momento de crise, a empresa tem todas as ferramentas para continuar crescendo. “Reduzimos no primeiro trimestre deste ano nossos investimentos em 80%, mas não deixaremos de sonhar grande, que é um de nossos valores. Quando a crise passar, teremos um bom período para dar um segundo passo neste projeto, pois estamos em uma fase de estudos exploratórios e de detalhamento” comenta.

O prazo para quitação do financiamento é de 10 anos, com carência de dois anos. A Euler Hermes agirá como seguradora do Governo Alemão na concessão do crédito que está sendo negociado com bancos internacionais que operam no segmento da Agência de Crédito às Exportações da Alemanha (Export Credit Agency – ECA). O objetivo da ECA é viabilizar vendas no exterior. “O custo do financiamento é muito baixo, entre 1% e 2% ao ano, com prazo longo e carência, uma raridade no mercado financeiro atual”, afirma Vitor Bellizia.

O Grupo GTFoods foi  criado em 2011 e é composto pelas marcas Canção Alimentos, Frangos Canção, Gold Frango, Mister Frango e Bellaves. Além disso, com aposta na diversificação da atuação do grupo, recentemente incorporou as marcas Fresh Foods, Chef Foods e Lorenz. A empresa verticaliza a cadeia produtiva desde as matrizes de recria e produção, até a distribuição do produto acabado.

Sua força de vendas abrange, no mercado interno, o atendimento de clientes em todo o país, e, no mercado externo, mais de 80 países.  O Grupo GTFoods teve origem com a empresa Frangos Canção em 1992, na cidade de Maringá. O faturamento líquido em 2015 foi de R$ 1,7 bilhão. Atualmente, o grupo abate aproximadamente 650 mil aves por dia.