Saúde Animal

Americana Tyson anuncia produção de frangos sem antibióticos

A empresa completará a transição em junho

In this photo made Wednesday, Oct. 28, 2009, a Tyson Foods, Inc., truck is parked at a food warehouse in Little Rock, Ark. Tyson Foods, the world’s largest meat producer, said Monday, Nov. 23, 2009, it lost money in its fiscal fourth quarter primarily on a hefty goodwill impairment charge.(AP Photo/Danny Johnston)

Tyson Foods irá eliminar o uso de todos os antibióticos de seus frangos com a marca Tyson vendidos no varejo em junho. O anúncio foi feito em 21 de fevereiro durante a conferência Consumer Analyst Group de Nova York (CAGNY) e noticiado pelo site Wattagnet.

“Isso significa que a Tyson vai vender mais, vai alimentar mais pessoas com grangos sem antibióticos do que qualquer outra empresa no mundo”, Sally Grimes, o Diretor de Crescimento Global da Tyson Foods, disse na conferência.

O movimento segue um anúncio de 2015 de que a Tyson eliminaria o uso de antibióticos também usados em medicina humana em seus frangos de corte nos Estados Unidos.  Foi declarado na ocasião que completaria a transição até Setembro de 2017.

“Um processo de aprendizagem”

Noel White, diretor de operações da Tyson Foods, disse que a empresa vem considerando o afastamento do uso de antibióticos há vários anos.

“É um processo em que estamos trabalhando há algum tempo”, disse White. “Nós declaramos há um ano que nós eliminariamos o uso de antibióticos de uso humano neste outono, e estamos adiantados em fazer isso. No outono, estaremos completamente livres de antibióticos na marca Tyson.

“Tem sido um processo de aprendizagem ao longo dos últimos dois anos. Não há uma coisa singular que contribua para permitir que façamos isso. É uma grande demanda de ações que tomamos que nos permitem ser livres de antibióticos. “

White acrescentou que havia um grande custo envolvido na criação de frangos sem antibióticos, mas que o custo diminuiu nos últimos meses, permitindo assim que a Tyson Foods faça a mudança.

Os frangos doentes continuarão a ser tratados

Se um frango ficar doente, a Tyson Foods assegurará que eles sejam tratados, disse White.

“Essa é a razão pela qual você não nos ouviu dizer que tudo estará 100% livre de antibióticos”, disse White.

Mas há “realmente números muito pequenos” de frangos que ficam doentes, acrescentou.

No entanto, há opções de tratamento sem antibiótico disponíveis, e White disse que a Tyson Foods continuará trabalhando no caminho da produção de frango 100% livre de antibióticos.