Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Mato Grosso do Sul

Aprosoja divulga balanço sobre desenvolvimento do milho 2ª safra

Em relação à comercialização, até a última segunda-feira, dia 24, Mato Grosso do Sul registrou 10,15% da 2ª safra de milho

Aprosoja divulga balanço sobre desenvolvimento do milho 2ª safra

Na segunda e terceira semanas de abril, técnicos do Siga MS (Sistema de Informação Geográfica do Agronegócio) visitaram propriedades rurais nos principais municípios produtores de Mato Grosso do Sul para verificar como está o desenvolvimento da 2ª safra de milho no Estado. As informações levantadas foram divulgadas nesta sexta-feira (28/04) pela Aprosoja/MS (Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul).

De acordo com o balanço, duas regiões tiveram pouca incidência de chuvas na última semana: o sudoeste do Estado, onde nenhuma precipitação foi registrada, e o norte de MS, onde a precipitação média acumulada foi de 10mm em propriedades localizadas em Sonora.

A região com maior índice registrado de precipitações é a sul-fronteira, onde a média acumulada foi de 69mm em propriedades localizadas em Amambai, além de 59mm em Aral Moreira e 57mm em Ponta Porã.

As informações completas estão disponíveis na íntegra na internet, por meio de cadastro no link: www.aprosojams.org.br, na aba SigaWeb.

Doenças e pragas

Em todas as propriedades visitadas de Mato Grosso do Sul não foi registrada nenhuma incidência de doenças, mas há relatos de presença de algumas plantas daninhas e pragas como cigarrinha, percevejo e capim amargoso em todas as regiões. No entanto, a situação é controlada em todas essas localidades.

Ao norte, foram registrados ataques de porcos selvagens a plantações, principalmente em propriedades localizadas em Costa Rica e em Chapadão do Sul, assim como em lavouras do município de São Gabriel do Oeste.

Vendas

Em relação à comercialização, até a última segunda-feira, dia 24, Mato Grosso do Sul registrou 10,15% da 2ª safra de milho já negociados, de acordo com dados da Granos Corretora. Neste mesmo período da safra 2015/2016, o índice negociado antecipadamente era de 40,82%.

Estimativa de produção

Para o milho 2ª safra 2016/2017, a estimativa da Aprosoja/MS é que o Estado tenha área de 1,800 milhão de hectares e a projeção é que o volume de grãos colhidos seja de 9,180 milhões de toneladas, com produtividade média estimada em 85 sc/ha. Esse número estimado é 45,5% superior ao efetivamente alcançado na 2ª safra do ano anterior, quando houve quebra na produção de milho devido a questões climáticas. Em 2016, a produtividade média do Estado foi de 58,4 sc/ha.