Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Comércio

Arábia Saudita enviará delegação ao Brasil para prospectar negócios

Blairo Maggi comandou delegação oficial ao país para estimular parcerias no agronegócio e em infraestrutura

Arábia Saudita enviará delegação ao Brasil para prospectar negócios

Em mesa redonda com o tema Investimento no Brazil – Agronegócio e Infraetrutura , na Arábia Saudita, o ministro Blairo Maggi (Agricultura, Pecuária e Abastecimento) fez um relato sobre oportunidades de negócios e sobre a importância da agropecuária no país. Acompanhado de equipe do Mapa e de empresários, Maggi ouviu ao fim do encontro, nesta quarta-feira (17), do vice-presidente da Câmara de Comércio em Riad, Abdullah Mansour Al Shathry, que a Câmara vai preparar uma delegação para visitar o Brasil.

Al Shathry, considerou positivas as informações apresentados pelo ministro e disse que “se continuar, dessa forma, o Brasil será uma das cinco economias do mundo, em breve”. Blairo Maggi informou que o capital estrangeiro é respeitado no país, “podendo entrar e sair livremente” e que somente o lucro é tributado.

“O objetivo dessa viagem é ampliar os nossos negócios e agradecer pela oportunidade que nos deram nos últimos e pela confiança em nosso país”, disse Maggi. “Nós vivemos um momento de grandes transformações políticas e sociais também. O Brasil está se propondo a fazer reformas de base bastante profundas para maior solidez à economia”, afirmou.

O ministro destacou a participação de destaque no mercado mundial de alimentos e a capacidade dos brasileiros de lidar com diferentes costumes. “Isso fica demonstrado nos números da balança comercial, como o superávit agrícola”, observou.

Maggi informou sobre a legislação ambiental, a importância da preservação de 60% do território e de novas formas de produção integrada de lavoura e pecuária. E ainda sobre a sanidade da produção. “Seguimos todas as regras mundiais de segurança e de qualidade”.

Depois, Blairo e equipe do ministério tiveram encontro com o ministro do Meio Ambiente, Água e Agricultura, Abdulrahman al Fadly, que revelou interesse em aumentar parceria com empresas brasileiras. E reuniu-se ainda com o CEO da Saudi Food and Drug Authority (SFDA) Hisham bin Saad Al Jadhley.

Em missão ao Oriente Médio, Maggi esteve no Kuwait e visitará ainda Emirados Árabes e Catar. O ministro viaja acompanhado do presidente da Embrapa, Maurício Lopes, e do secretário de Relações Internacionais do Mapa, Odilson Silva.