Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Sustentabilidade

As melhores práticas para iniciativas sustentáveis

Preocupações ambientais, demanda do consumidor e possíveis lucros significativos têm tornado a busca por iniciativas sustentáveis um ponto de convergência para processadores de carne.

Preocupações ambientais, demanda do consumidor e possíveis lucros significativos têm tornado a busca por iniciativas sustentáveis um ponto de convergência para processadores de carne.

Com as metas de sustentabilidade em evidência, alguns fabricantes de alimentos estão contratando especialistas em sustentabilidade em turno integral, assim como fariam com um diretor financeiro, e pondo em prática planos que afetam toda a empresa, que façam com que suas operações se tornem mais eficientes e ambientalmente responsáveis. Duas soluções para o sucesso: planejamento e os 3Rs – reduzir, reutilizar e reciclar.

Disponha de um plano
Uma vez que as soluções são tão importantes quanto sustentáveis, a justificativa e técnicas por trás delas são mais ainda. Empresas, instalações e linhas de produção podem variar, e cada uma requer um plano abrangente para a implementação, avaliação e possível compartilhamento de iniciativas sustentáveis. Cada plano deve possuir um propósito em alinhamento com os objetivos econômicos de uma empresa, uma estrutura definida com papéis e responsabilidades determinados e objetivos mensuráveis para originar o sucesso.

No fornecimento de uma estrutura para suas iniciativas de sustentabilidade, os processadores de carne podem se voltar a padrões de sistema de gerenciamento ambiental, como aqueles produzidos pela Organização Internacional para Padronização (ISO: sigla, em inglês, para International Organisation for Standards). A família ISSO 14000 de padronizações pode servir como uma base para a criação de um sistema eficiente porque aborda uma gama extensa de preocupações com gerenciamento ambiental e fornece ferramentas para melhorar o desempenho da sustentabilidade.

Com uma estrutura básica implementada, uma corporação deve monitorar e avaliar adequadamente seus dados para estipular modelos. O gerenciamento deve compreender que informações estão, atualmente, sendo coletadas, de que forma são úteis para a mensuração do sucesso e as melhores técnicas de gerenciamento e compartilhamento delas. Planilhas enormes com quantidades absurdas de informações obviamente não ajudam em nada; entretanto, expansões em software podem condensar as informações em tabelas de desempenho que representam indicadores-chave. Quando essas tabelas são compartilhadas com toda a empresa, podem-se comparar padrões de medida, as melhores práticas de uso geral e o valor real das informações apontadas.

Uma vez que os resultados de uma iniciativa sustentável tiverem sido adequadamente medidos e gerenciados, os objetivos globais da empresa se tornam muito mais fáceis de se identificar, estruturar e localizar. Os objetivos devem ser alcançáveis e claramente definidos. Por exemplo, a especificação de medidas precisas para reduções no desperdício de água, uso de energia elétrica e gases do efeito estufa já são um bom começo. Esses fatores permitem aos administradores monitorar precisa e corretamente o andamento de acordo com os objetivos estipulados ao longo do tempo.

Reduza, reutilize, recicle
Em termos os mais simples possíveis, iniciativas de sustentabilidade são, de fato, esforços direcionados a encontrar maneiras de empregar recursos de maneira mais eficaz. Para fabricantes de produtos cárneos, isso tipicamente constitui uma busca contínua por jeitos melhores de conservar, reutilizar e reciclar. Para auxiliar na conservação de energia elétrica, variadores de velocidade para motores elétricos ajustam a frequência com que diferentes máquinas operam. Isso ajuda bastante, por exemplo, quando se opera uma bomba na qual os requisitos de controle para o fluxo de água variam com o tempo. Nessas circunstâncias, não há necessidade de operar em capacidade máxima e o tempo todo; então, a tecnologia faz com que a máquina intensifique sua potência somente quando necessário.

As grandes quantidades de água utilizadas durante a fabricação de produtos cárneos contribuem com o desperdício, assim como o uso de energia elétrica. A eletricidade alimenta as bombas que movimentam a água em direção e através das instalações. Não é de se surpreender, então, que os produtores estejam focados em encontrar maneiras de utilizar a água mais eficientemente.

A pressão com que a água entra na planta, mesmo vinda de redes de abastecimento, pode variar impressionantemente. Se a pressão for muito alta, assim será, também, o fluxo. Isso quer dizer que as instalações devem estar usando muito mais água do que precisam. Um regulador de pressão de água pode auxiliar a gerenciar o fluxo de entrada por meio da interrupção do fluxo de água, ultrapassada determinada pressão, reduzindo o fluxo total.

O aquecimento e resfriamento da água são responsáveis por um uso considerável de energia, e as instalações que conseguirem encontrar uma maneira de reutilizar a água sob aquela temperatura propiciarão o surgimento de medidas de eficácia.

Por exemplo, a água que for usada para o resfriamento, será, com certeza, aquecida. Essa água recém-aquecida, quando enviada ao sistema térmico, demandará menos energia para ser convertida em vapor. De fato, o sistema térmico adquire energia térmica sem custos.

Além disso, os processadores de carne estão repensando o uso que fazem da água potável. A água residual tratada é, em muitos casos, limpa o suficiente para reuso – especialmente se não houver necessidade de poupar o processo de impurezas. Por exemplo, água residual tratada pode ser redirecionada para lavar uma tremonha ou uma prensa de filtragem de correia.