Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Santa Catarina

Atividades da Globoaves de Lindoia do Sul devem ser retomadas em fevereiro

Sem data definida, o retorno de uma das principais agroindústrias da região deve ocorrer no mês de fevereiro

Atividades da Globoaves de Lindoia do Sul devem ser retomadas em fevereiro

Mais de seis meses depois de suspender as atividades por conta da crise financeira que atingia fortemente o país, a unidade da Globoaves de Lindoia do Sul (SC) está encaminhando tratativas para a retomada dos trabalhos. Sem data definida, o retorno de uma das principais agroindústrias da região deve ocorrer no mês de fevereiro. Os trabalhos foram suspensos em julho de 2016.

Segundo informações apuradas pela reportagem da emissora, alguns funcionários já retornaram ao trabalho, como é o caso da equipe da manutenção. Outros trabalhadores já foram chamados para fazerem exames médicos na última semana, o que pode indicar o processo de retorno das atividades. As informações são extraoficiais e ainda não confirmadas pela empresa, apenas por fontes ouvidas pela emissora.

A informação já vem sendo ventilada há vários dias e é um assunto recorrente em Lindoia do Sul. Os avicultores do município, no entanto, não foram contatados pela empresa até o início desta semana quanto a um possível retorno. Mas o que se sabe é que uma inspeção já foi realizada na sede da Globo Aves e que o retorno, caso se confirme, deve ocorrer nos primeiros dias de fevereiro. Anteriormente se falava em 23 de janeiro, o que não se confirma.

Reunião em Brasília

A volta definitiva depende principalmente de uma reunião que vai ocorrer nesta semana, em Brasília. Representantes da empresa devem se reunir com o Ministério da Agricultura na capital do país na quarta-feira, dia 18, de onde deve vir uma resposta definitiva. Entre os encaminhamentos a serem tratados no encontro está autorização para exportação de frango.

Em junho do ano passado a empresa anunciou que a unidade de Lindoia do Sul pararia em julho e retornaria em outubro por conta de dificuldades financeiras. Em agosto, a situação da agroindústria se agravou e ela entrou com pedido judicial, por conta dos problemas. Isso adiou ainda mais a volta das atividades em Lindoia do Sul. Quando deixou de operar, a agroindústria abatia cerca de 50 mil aves por dia.

Na época da suspensão dos contratos houve também um acerto para que o vínculo entre trabalhador e empresa continuasse. Como alguns deles se desligaram da empresa, a expectativa é que retornem cerca de 400. Sobre o pagamento do salário deles, até o início desta semana, pelo menos 65% havia sido pago, com o restante a ser quitado no decorrer do mês, bem como um acerto relacionado ao plano de saúde.