Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Mercado

Aumento do consumo interno de ovos colabora com queda nas exportações do produto

Análise da ABPA aponta que houve retraçãonos volumes embarcados neste primeiro trimestre em relação ao período anterior, com total de 2,072 mil toneladas

De acordo com o levantamento daAssociação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) indicam queda nas exportações do setor de ovos do Brasil no começo deste ano. Conforme os números, houve retração de 62,5% nos volumes embarcados neste primeiro trimestre em relação ao período anterior, com total de 2,072 mil toneladas (contra 5,5 mil toneladas em 2016).

Ricardo Santin, presidente do Instituto Ovos Brasil explica que houve um aumento de consumo no mercado interno, que se mostrou mais atraente para as vendas do setor de ovos.  Com isto, segundo o executivo, grande parte da oferta que teria como destino as exportações acabou ficando no mercado doméstico.

Em receita, houve retração de 59,3%, com US$ 2,8 milhões – no ano passado, foram US$ 6,9 milhões no período.

Considerando a comparação entre março deste ano e o mesmo mês de 2016, houve decréscimo de 70,5% nos volumes embarcados, – com 427 toneladas efetivadas no período – e de 69,3% em receita – com US$ 627 mil.

Principal destino do produto brasileiro, os Emirados Árabes Unidos importaram 1,5 mil toneladas no primeiro trimestre (-61%).  No segundo lugar, o Japão importou 272 toneladas (-68%).