Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Homenagem

AveSui 2017 premia as maiores e melhores cooperativas brasileiras de aves e suínos

2ª edição do prêmio Quem é Quem foi entregue nesta terça (25), durante a solenidade de abertura da maior feira de aves e suínos da América Latina, que acontece em Florianópolis (SC)

AveSui 2017 premia as maiores e melhores cooperativas brasileiras de aves e suínos

Um prêmio para reconhecer o trabalho e a importância do cooperativismo brasileiro. Este é o objetivo da premiação “Quem é Quem: As Maiores e Melhores Cooperativas Brasileiras de Aves e Suínos”, promovida pelo segundo ano consecutivo pela Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) com apoio da Fundação Getulio Vargas (FGV) e da Gessulli Agribussiness, entregue durante a solenidade de abertura da AveSui 2017, maior feira do setor de aves e suínos da América Latina, nesta terça, 25 de abril, em Florianópolis (SC). São quatro categorias: Desempenho Financeiro, Responsabilidade Social, Responsabilidade Ambiental e Desenvolvimento Sustentável.

A Frimesa foi a vencedora em duas categorias: Responsabilidade Social e Desenvolvimento Sustentável. A vencedora na categoria Desempenho Financeiro foi a Cooperativa Central Aurora Alimentos, enquanto o prêmio de Responsabilidade Ambiental foi entregue para a Frísia Cooperativa Agroindustrial.

Para Luiz Vicente Suzin, presidente da Organização das Cooperativas de Santa Catarina (OCESC) e representante no evento da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), “apesar de todas as dificuldades da economia brasileira, as cooperativas fecharam 2016 em crescimento. Mas isso se dá por um trabalho de parceria junto ao produtor rural. As cooperativas sempre procuram fazer o melhor, do campo à indústria, com respeito ao consumidor, é por isso que mantemos o cenário de crescimento ao longo do ano”. Presente na cerimônia de abertura, o vice-governador de Santa Catarina, Eduardo Pinho Moreira, lembrou que “Santa Catarina se destaca pelo histórico de relevância em sanidade animal, sendo o único estado livre de febre aftosa sem vacinação. O foco, no estado, foi valorizar o agronegócio, que é responsável por um terço do PIB catarinense”. 

Reconhecimento às personalidades do setor de aves e suínos

Além das cooperativas, várias personalidades técnicas e empresariais foram homenageadas com o prêmio “Oswaldo Gessulli Personalidades da Avicultura e Suinocultura Brasileira”, concedido pelo Instituto Oswaldo Gessulli com o objetivo de reconhecer os profissionais que atuaram de maneira significativa para o desenvolvimento destes mercados no país. 

Mario Faccin, médico veterinário e reconhecido como o maior produtor individual de suínos no Brasil, fundador da agroindústria Master, recebeu o prêmio como Personalidade Empresarial da Suinocultura. Nilson Olivo, grande incentivador da suinocultura brasileira e criador  do Mapa do Suíno foi reconhecido como Personalidade Técnica da Suinocultura. No setor de avicultura, os premiados foram o administrador Franke Holdbold, diretor geral da Plasson do Brasil, como Personalidade Empresarial, e a médica veterinária e gerente corporativa de Avicultura da BRF Christine Mazziero, escolhida como Personalidade Técnica pelo seu trabalho em áreas como saúde animal, frangos de corte e projetos estratégicos.

Criado com o objetivo de resgatar e difundir a memória e cultura do agronegócio brasileiro, o Instituto Oswaldo Gessulli promove ações educativas e culturais deste segmento, como edição de livros, seminários e cursos. O nome da entidade é uma homenagem ao jornalista Oswaldo Gessulli, um dos principais nomes da comunicação rural no Brasil, um apaixonado pela suinocultura e avicultura. 

Confira todos os premiados do II Quem é Quem – Maiores e Melhores Cooperativas Brasileiras de Avicultura e Suinocultura:

Desempenho Financeiro:

1o. lugar: Cooperativa Central Aurora Alimentos

2o. lugar: Frísia Cooperativa Agroindustrial

Responsabilidade Ambiental:

1o. lugar: Frísia Cooperativa Agroindustrial

2o. lugar: C. Vale

Responsabilidade Social:

1o. lugar: Frimesa

2o. lugar: C. Vale

Desenvolvimento Sustentável:

1o. lugar: Frimesa

2o. lugar: C. Vale

Prêmio Oswaldo Gessulli Personalidades da Avicultura e Suinocultura

Personalidade Técnica Suinocultura: Nelson Olivo

Personalidade Empresarial Suinocultura: Mario Faccin

Personalidade Técnica Avicultura: Christine Mazziero

Personalidade Empresarial Avicultura: Franke Holbold