Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Bem-Estar

Avicultores precisam se preparar para mudanças

Professor da Universidade de São Paulo (USP), campus Pirassununga, Ricardo Albuquerque, falou à TV Gessulli sobre a necessidade dos produtores avícolas se prepararem para qualquer normativa que venha a ocorrer direcionado ao bem –estar animal

Avicultores precisam se preparar para mudanças

Professor da Universidade de São Paulo (USP), campus Pirassununga, Ricardo Albuquerque, falou à TV Gessulli sobre a necessidade dos produtores avícolas se prepararem para qualquer normativa que venha a ocorrer direcionado ao bem –estar animal.

Albuquerque ressalta que o produtor tem muitos desafios. “A questão do bem- estar é mais uma que vem nesse contexto todo. Na comunidade europeia, principalmente, vem havendo regras que exigem adaptações por parte dos produtores. No Brasil não há imposição, por parte do Mapa, mas os avicultores precisam estar preparados para qualquer normativa que venha a ocorrer”, diz.

Sobre a liberação de gaiolas, uma inovação ao sistema convencional, o professor entende como uma questão de mercado. “Evoluindo o sistema convencional para enriquecida ou para galinha livre da gaiola vai haver um encarecimento do processo, o que cria mais obstáculos. É uma questão mercadológica que o futuro é que vai ditar a viabilidade ou não desse sistema”, entende. “O consumidor diz que esta disposto a pagar, mas vamos ver na prática como isso vai ocorrer efetivamente”, sugere.

Assista a entrevista na íntegra: