Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Sanidade

Avicultores terão prazo de um ano para se adequarem às novas regras de biosseguridade

Instrução Normativa assinada nesta terça-feira (21/02) intensifica medidas de biosseguridade contra Influenza Aviária  

Avicultores terão prazo de um ano para se adequarem às novas regras de biosseguridade

Objetivo é evitar que doença chegue ao país ou minimizá-la (Foto: Avicultura Industrial/FernandaOliva)O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi, assinou ontem (21/02), em São Paulo (SP), o texto da Instrução Normativa nº 08/2017, que altera itens da IN 10/2013, reforçando as medidas de biosseguridade nas granjas brasileiras, mitigando os riscos da entrada do vírus da Influenza Aviária no País. O Brasil é o único player avícola mundial a não ter registro da enfermidade. A assinatura aconteceu na sede da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA).

“Essa é uma questão que nos preocupa. O Brasil é o maior exportador de carne de frango, responsável por 37% de todo o volume exportado no mundo. Precisamos reforçar as medidas de biosseguridade e de vigilância para que o vírus não chegue ao país e, se um dia chegar, para que tenhamos preparado tudo o que é preciso fazer”, afirma Maggi.

Entre as medidas que devem ser adotadas pelas granjas estão o telamento em galpões de aves poedeiras, e não apenas Maggi observou que está sendo dado prazo aos produtores para todos se adequarem às novas exigências (Foto: Avicultura Industrial/Fernanda Oliva)nos de corte como já era previsto, e prazo para estabelecimentos avícolas apresentarem requerimento de registro junto ao serviço veterinário estadual. Também, a instalação de arcos de desinfecção, cercas externas, tratamento de água e adoção de programas de controle de roedores e de outros vetores.

A partir da publicação da nova IN no Diário Oficial, que deve ocorrer nos próximos dias, proprietários de granjas terão um prazo para se adequarem às novas regras, sob pena de restrição de alojamentos. Em comum acordo, foi negociado um período maior para a colocação de telas de proteção nos criatórios. Dentro dos prazos estabelecidos, os produtores deverão protocolar um pedido de registro na Secretaria da Agricultura ou nas agências de defesa estaduais.

A Influenza Aviária já atingiu 45 países entre o final do ano passado e o início desse ano, com o foco mais próximo sendo detectado no Chile. A enfermidade é responsável por prejuízos gigantescos, além de restrições de mercado. Os Estados Unidos, por exemplo, perderam 16% do seu mercado externo por causa da doença, e a China calculou em US$ 6 bilhões os seus prejuízos recentes devido aos casos registrados no país.

Os atuais casos de Influenza Aviária no mundo, principalmente na Europa e Ásia, resultaram no bloqueio às exportações de vários países, o equivalente a 700 mil toneladas de carne de frango. O Brasil pode ser beneficiado, ampliando seus embarques, sendo fornecedor de parte desse volume.