Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Comentário

Avicultura Brasileira: pronta para o futuro! - por Eva Hunka

O crescimento do setor avícola brasileiro não é só econômico, mas também uma verdadeira revolução social. A cadeia produtiva emprega direta e indiretamente 4,5 milhões de pessoas.

Avicultura Brasileira: pronta para o futuro! - por Eva Hunka

MV, MSc Medicina Veterinária Preventiva

O crescimento do setor avícola brasileiro não é só econômico, mas também uma verdadeira revolução social. A cadeia produtiva emprega direta e indiretamente 4,5 milhões de pessoas. Ao mesmo tempo, milhares e milhares de produtores de frangos consolidaram suas atividades, fixando famílias no campo, gerando emprego e renda, impulsionando o entorno de pequenas cidades brasileiras.

Essa posição de destaque do Brasil como produtor e exportador de uma proteína animal muito nutritiva e saudável também se caracteriza pela sustentabilidade, em suas várias abordagens.

A chegada de galinhas no Brasil é relatada por Pero Vaz de Caminha, no ato do descobrimento, que conta a D. Manuel I, que ao mostrar uma galinha aos habitantes da nova terra, eles logo tiveram medo e depois tiveram curiosidade sobre o animal. E a carne de frango tinha adeptos importantes como D. João VI e D. Pedro I.

Quando a avicultura, propriamente dita, teve início no Brasil, as criações eram feitas a partir de aves importadas e eram escolhidas as que proporcionavam maior interesse econômico.

O primeiro grande avanço foi a criação da Sociedade Brasileira de Avicultura, em 1913, que tinha como principal objetivo estreitar as relações entre amadores e criadores, além de atuar no aperfeiçoamento das raças e desenvolvimento da avicultura de uma maneira geral. Com isso surgiram as primeiras escolas práticas de avicultura, atendendo uma necessidade que já começava a aparecer que era a preocupação com o produto oferecido aos consumidores.

Até os anos 60 as granjas criavam seus próprios animais, ou compravam de terceiros. Mas foi nesta época que surgiu no Brasil o sistema de integração, que foi implementado nos mesmos moldes do sistema americano. A partir disso, os frigoríficos passaram a contratar pequenos produtores, que criavam as aves que eram levadas à agroindústria. Esta, por sua vez, fornecia os pintinhos, medicamentos, ração e toda assistência técnica necessária. Este modelo de ganha-ganha, transformou a produção brasileira de aves e se mantêm até a atualidade com mais de 90% das criações

O Brasil possui características geográficas que beneficiam o crescimento do agronegócio, como terras cultiváveis, água e um clima favorável. Por ser um país produtor de grãos os custos são interessantes e estimulam os produtores. Nosso status sanitário, de um país livre de Influenza Aviária, abre portas para os mercados mais exigentes e faz com que nossa carne de frango esteja presente em mais de 150 países. Em 1975 o Brasil fez o primeiro embarque de carne de frango para a Arábia Saudita, que se mantem até os dias atuais como nosso principal destino.

O mundo, e não apenas o Brasil, tem desafios a enfrentar no que diz respeito ao combate à fome e à desnutrição. Podemos garantir que a avicultura brasileira estará a postos para contribuir, oferecendo um alimento barato, muito nutritivo e saudável.