Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Sustentabilidade

Banco procura produtores rurais no Brasil para emprestar US$ 26 milhões

BID abriu chamada em 70 cidades do país para encontrar propriedades que vão receber apoio técnico e financeiro em tecnologias agropecuárias sustentáveis; confira cidades do PR

O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) está em busca de produtores rurais em 70 municípios brasileiras para fornecer apoio técnico e financeiro em tecnologias agropecuárias sustentáveis. Os recursos são do programa Rural Sustentável, que tem apoio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, da Embaixada Britânica e do Banco do Brasil. Estão disponíveis US$ 26 milhões para o projeto. O Paraná tem 10 cidades na lista de habilitados a receber o dinheiro e os produtores precisam cumprir alguns requisitos para poder participar da seleção.

A intenção do BID é que produtores rurais ofereçam suas terras para serem Unidades Demonstrativas (UDs) no Projeto Rural Sustentável. O dinheiro será destinado ao apoio financeiro para produtores rurais, agentes de assistência técnica, realização de treinamentos e também para gestão e monitoramento do empreendimento. Os produtores contemplados terão apoio técnico e financeiro para adotar tecnologias agropecuárias com baixa emissão de carbono e promover a restauração florestal e premiação pela adoção de práticas sustentáveis.

Para participar, os interessados devem cumprir alguns requisitos. Um deles é fazer parte dos biomas, estados e municípios contemplados. Outro é estar classificado como unidade de produção familiar rural, população tradicional, assentados da reforma agrária, pessoa física ou jurídica representante do público beneficiado como associações e cooperativas. Também é preciso ter posse legal da propriedade rural com até quinze módulos fiscais como proprietário, locatário, inquilino, parceiro, franqueado do Plano Nacional de Reforma Agrária (PNRA).

As cidades participantes no Paraná são: Bandeirantes, Primeiro de Maio, Paranavaí, Nova Londrina, Dois Vizinhos, Itapejara D’Oeste, Renascença, Realeza, Francisco Beltrão e Verê.

Para conferir todas as cidades participantes do projeto, acesse o site do projeto.