Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Evento

BASF oferece aos produtores rurais consultoria para otimizar aplicação de defensivos agrícolas

A caravana Smart Spray Solution irá visitar até 170 propriedades

Um maquinário bem conservado e regulado pode contribuir com a redução de até 30% no custo operacional do produtor rural. Pensando nisso, a BASF, em parceria com o Instituto Dashen, leva para 12 regiões produtoras do país a caravana Smart Spray Solution. O serviço oferece suporte técnico especializado em gerenciamento de sistemas mecanizados de aplicação de defensivos agrícolas em lavouras que produzem cereais, como soja e milho.

“A tecnologia de aplicação de defensivos agrícolas passa por alguns aspectos importantes. O primeiro é identificar o equipamento correto para os diferentes objetivos da aplicação. O segundo passo é verificar a configuração e a manutenção da máquina, como a calibração e distribuição. Já, a terceira etapa envolve a redução dos riscos ambientais. Por último, temos os custos operacionais como o consumo de água, combustível e qualidade da distribuição do produto”, afirma Marco Antônio Gandolfo, CEO do Instituto Dashen.

Segundo ele, a caravana tem sido muito efetiva porque o produtor consegue ter um panorama de como a correção em alguns processos podem contribuir na redução dos custos na lavoura.

A caravana Smart Spray Solution é dividida em duas etapas. Durante a primeira fase, que encerra no mês de outubro, profissionais especializados demonstram como a tecnologia de aplicação agrícola colabora para a rentabilidade da propriedade. É feita uma verificação do pulverizador na fazenda sob os aspectos de calibração e regulagem da parte elétrica e hidráulica. Após a avaliação, é gerado um relatório contendo o levantamento de custos, informações sobre o manejo indevido de pulverizadores e quais os processos que podem ser otimizados e corrigidos para evitar perdas.

Os técnicos da caravana visitarão até 170 propriedades. A Cooperativa Agroindustrial de Holambra, em Paranapanema (SP), foi um dos locais visitados nesta primeira fase. O treinamento aconteceu no início do mês de julho e contou com mais de 30 participantes, entre produtores, técnicos e consultores.

O produtor rural Petrus Daffara Veldt ressalta que após as dicas teóricas e práticas durante o treinamento na cooperativa será possível melhorar a qualidade da aplicação e consequentemente minimizar os custos e maximizar a produção agrícola.   

Na segunda etapa da caravana Smart Spray Solution, programada para iniciar em novembro, os técnicos retornam às propriedades para refazer as análises e comparar os resultados obtidos durante a primeira visita. A consultoria tem validade de dois anos. Após esse período, o produtor poderá solicitar a continuidade do serviço.

“Esperamos que o serviço oferecido pela BASF possa auxiliar o agricultor na melhoria dos processos dentro da propriedade. É importante otimizar os recursos e trabalhar com pulverizações mais sustentáveis para garantir a eficácia do produto e a segurança humana e ambiental”, reforça Manoela Lima, gerente de Serviços da Unidade de Proteção de Cultivos da BASF.