Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Conhecimento

Bem-estar Animal: obra reúne melhores estratégias e práticas pedagógicas para ensino e aprendizagem do tema

As estratégias, metodologias ou práticas pedagógicas para as atividades de graduação e pós-graduação foram avaliadas por uma comissão composta por dez professores e consultores com ampla experiência na área de bem-estar animal e pedagogia.

Bem-estar Animal: obra reúne melhores estratégias e práticas pedagógicas para ensino e aprendizagem do tema

A partir de um concurso voltado para docentes, iniciado em 2014, a World Animal Protection lança a publicação digital “Estratégias, práticas e atividades docentes para o ensino efetivo de bem-estar animal”, uma iniciativa pioneira na divulgação de boas práticas pedagógicas em instituições de ensino superior.

Faça aqui o download gratuito do livro.

O concurso foi direcionado aos docentes das Faculdades de Ciências Animais (Medicina Veterinária, Zootecnia, Ciências Agrárias, Biologia e Agronomia) de toda Latino-América e conduzido pela World Animal Protection com o apoio da Associação Pan-americana de Ciências Veterinárias (PANVET) e da Federação Pan-Americana de Faculdades e Escolas de Ciências Veterinárias (COPEVET).

As estratégias, metodologias ou práticas pedagógicas para as atividades de graduação e pós-graduação foram avaliadas por uma comissão composta por dez professores e consultores com ampla experiência na área de bem-estar animal e pedagogia de diferentes países e por três representantes do Departamento de Educação da World Animal Protection. Foram selecionados os 20 melhores projetos para integrarem a publicação.

Entre os trabalhos selecionados, há diferentes métodos pedagógicos relacionadas as mais diversas áreas da ciência do bem-estar animal como, por exemplo, guarda responsável, uso humanitário de animais em educação e pesquisa, práticas docentes de extensão à comunidade e também abordagens didáticas transversais e transdisciplinares para o ensino efetivo dessa disciplina.

Rosangela Ribeiro Gebara, Gerente de Programas Veterinários destaca: “Este concurso teve como principal objetivo conhecer as diferentes maneiras de se ministrar esta importante disciplina, nos diferentes países latino americanos. Por meio dessa publicação, que reúne as 20 estratégias mais criativas e efetivas, pretendemos levar exemplos a outros docentes, influenciando-os a replicarem e adaptarem essas didáticas em suas escolas. Acreditamos que a ciência do bem-estar animal é essencial e imprescindível na formação de um profissional mais humano e completo, impactando, assim, a vida de milhares de animais”.