Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Bem-estar animal

Bem-estar animal: Unilever deve acabar com descarte de pintinhos

Mais uma empresa anuncia que vai extinguir práticas que vão contra o bem-estar animal.

Mais uma empresa anuncia que vai extinguir práticas que vão contra o bem-estar animal. A Unilever (empresa multinacional que fabrica Hellmann’s e Arisco no Brasil) deve acabar com o descarte de pintinhos machos em suas indústrias de ovos, que eram macerados ou sufocados.

A medida foi comemorada pela Humane Society International (HSI), uma das maiores ONGs de proteção animal do mundo.

“O comprometimento da Unilever em acabar com a trituração em larga escala de pintinhos machos vivos e considerar a possibilidade de usar ingredientes de origem vegetal para substituir o uso de ovos é um indicador de como inovações impulsionadas por preocupações acerca do bem-estar animal estão ajudando na emergência de debates cruciais na indústria alimentícia global. Nós elogiamos a Unilever por tomar providências para lidar com esse problema”, comentou Elissa Lane, vice-diretora de animais de produção da HSI.

Os pintinhos machos são descartados em larga escala na avicultura comercial por não produzirem ovos. O descarte acontece por maceração ou sufocamento logo no primeiro dia do animal. Eles são jogados vivos – sem nenhum método de insensibilização – em máquinas trituradoras ou são jogados em sacos plásticos para que morram sem ar.

A Unilever trabalhará com uma tecnologia que determina o sexo das aves antes do nascimento, na fase embrionária. Isso eliminaria o sofrimento dos pintinhos.