Ecossistema

Bioma exclusivamente brasileiro, a caatinga tem valor econômica e biólogico para o país

O ecossistema faz parte do Projeto Biomas, da CNA, que promove a inserção de espécies nativas em propriedades rurais com o propósito de garantir sustentabilidade.

A Caatinga é frequentemente associada à seca, pobreza e pouca biodiversidade, mas ao contrário do que se pensa, esse bioma confere valores biológicos e econômicos significativos para o país. A “floresta branca”, como é chamada em tupi-guarani, evita a emissão do gás carbônico (CO2), conserva a água e o solo e é fonte de matérias primas como frutos silvestres, forragem, fibras e plantas medicinais. A principal atividade econômica desenvolvida no ecossistema é a agropecuária. No Dia Nacional da Caatinga, comemorado nesta quinta-feira, 28 de abril, a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) destaca a importância deste ecossistema, único bioma exclusivamente brasileiro.

E como forma de promover a sustentabilidade no meio rural, a CNA, em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), criou o Projeto Biomas, nos seis biomas brasileiros (Pampa, Pantanal, Amazônia, Cerrado, Mata Atlântica e Caatinga,). O objetivo é realizar, por meio da pesquisa, a inserção de espécies de árvores na propriedade rural, a fim de garantir sua diversificação, assim como atender exigências da legislação ambiental em relação aos produtores.

De acordo com a coordenadora do projeto, Cláudia Rabello, ambas as instituições estão empenhadas em promover o desenvolvimento rural sustentável, bem como uma maior harmonia entre os sistemas de produção e os de preservação, o que justificou a parceria, em 2010, da qual resultou o Projeto Biomas.

Cláudia explica que, no caso da Caatinga, a área de pesquisa do projeto, iniciado em 2012, está instalada na Fazenda Triunfo, no município de Ibaretama (CE). Atualmente o Projeto Bioma Caatinga conta com: 86 pesquisadores de 14 instituições envolvidos nas pesquisas; 12 projetos e mais 5 em fase de implantação; 5 mil árvores plantadas de 37 espécies. “Há estimativas de que, ao final do projeto, 19,5 mil árvores terão sido plantadas no âmbito dos 17 projetos de pesquisa”.

Saiba mais sobre o projeto no site: http://www.projetobiomas.com.br/bioma/caatinga

Sobre a Caatinga – Abrangendo 11% do território nacional, o bioma ocupa uma área de 844.453 Km² e é encontrado em todos os estados do Nordeste brasileiro e em parte de Minas Gerais. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), 27 milhões de pessoas vivem atualmente no polígono das secas, (porção do território nacional com baixa incidência de chuvas).

Homenagem – Em 20 de agosto de 2003, o decreto federal publicado no Diário Oficial da União instituiu o Dia Nacional da Caatinga, a ser comemorado no dia 28 de abril de cada ano. A data homenageia o professor João Vasconcelos Sobrinho (1908/1989), pioneiro na área de estudos ambientais no Brasil.

Conheça abaixo um pouco mais sobre o Projeto Bioma Caatinga. O texto foi elaborado pela Assessoria de Comunicação da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (FAEC).