Entrevista

"Biossegurança é a ferramenta mais importante da avicultura", Ron Fouchier

De acordo com o virologista Ron Fouchier, a biossegurança é a ferramenta mais importante que o setor avícola pode usar para manter o vírus da gripe aviária longe

"Biossegurança é a ferramenta mais importante da avicultura", Ron Fouchier

Virologist Ron Fouchier. (Foto: Reprodução Poultry World / Roel Dijkstra)O virologista Ron Fouchier (do Hospital Veterinário em Roterdã) conversou com Poultry World sobre como a higiene e a biossegurança se tornaram ainda mais importantes agora que a gripe aviária H5N8 se aproxima da indústria avícola. “A prevalência do vírus em aves selvagens é bastante alta, por isso a possibilidade de introdução do vírus é muito maior do que em 2014. Além disso, uma boa quantidade de granjas estão infectadas, o que significa que há uma chance de o vírus se espalhar dentro do setor”, afirma.

O Governo, o setor avícola, todos estão em cima dela. No entanto, houve vários surtos novos na semana passada. Há alguma ferramenta a mais disponível para ficar no controle da situação?

“Eu acho que há apenas uma palavra, que será repetida muitas vezes: biossegurança. Os produtores precisam ter certeza de que suas medidas de higiene estão em ordem. Isso se aplica à introdução do vírus pela natureza e por outras fazendas. Eu acho que é a única maneira de evitar o agravamento. Sabemos que esses tipos de vírus são altamente contagiosos e sabemos que as medidas de biossegurança mais bem conceituadas nem sempre são suficientes. Você só pode fazer o máximo para manter suas medidas de higiene em ordem.”

Uma empresa alemã com estoque de avós foi infectada e uma empresa de criação na Holanda também. São empresas com altos níveis de higiene. A pressão do vírus pode atingir níveis tão altos na natureza que pode se tornar aerotransportada?

“Há mais que não sabemos do que sabemos e que é difícil de descobrir. Encontramos um grupo de marrecos dos quais mais de 10% foram infectados. E sabemos que um pequeno pássaro caindo pode conter até dez milhões de partículas de vírus. Quanto é necessário para o vírus se tornar aerotransportado e entrar na granja de aves… acho difícil de estimar. O que sabemos com certeza é que a quantidade de vírus em aves selvagens é bastante grande. Eu ainda acho que a disseminação do vírus no ar é principalmente um problema entre as granjas de aves, quando elas estão situadas perto uma da outra. Não há provas de disseminação aérea de aves selvagens. Nós cientistas estamos inclinados a nos ater aos fatos. Não posso excluir nada, mas a principal via de dispersão é através do contato direto com aves selvagens.

Eu não sei as situações específicas. Uma granja de avós, de regra, é bastante higiênica. No entanto, vimos no passado que as empresas que tentaram o seu melhor em higiene às vezes cometeram erros. Esses erros podem ser fatais. Eu vi granjas com ninhos de pássaros bem ao lado da entrada de ar, assim o que cai de um pássaro corre direto para os sistemas de ventilação. Isso não é muito conveniente. Eu também vi granjas de aves com infestações de ratos ou camundongos. Isso pode não ser agradável, mas o produtor ainda pode pensar ‘vou fazer algo sobre isso em um ou dois meses. Agora, você precisa ter muito cuidado com isso. “

É útil bloquear as áreas em torno da fonte de um surto por 30 dias, mesmo se nenhuma contaminação cruzada foi encontrada?

“As medidas são tomadas com base em considerações com o conselho de cientistas, mas também com base em questões econômicas e às vezes pessoais. Como cientistas, é fácil dizer que precisamos evitar temporariamente qualquer contato entre granjas. Esta é absolutamente uma das maneiras mais eficazes para evitar a propagação. O governo deve então tomar uma decisão fundamentada baseada em interesses econômicos, sociais e científicos “.

Está tentando chegar a um consenso de uma coisa boa quando um vírus altamente contagioso está a solta?

“Claro que é. Como cientistas, é muito fácil dizer que tudo só precisa ser bloqueado, que não pode haver contato zero entre os criadores de aves e que os produtores não devem caminhar por pastos primeiro e depois através de suas aves. A viabilidade prática também desempenha um papel. Isso exige soluções apropriadas e só podem ser alcançadas quando todos os envolvidos trabalham juntos “.