Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Porto de São Francisco do Sul

Blairo destaca sistema de sanidade e produção agropecuária de SC

Ministro participou da inauguração de novos silos em terminal do Porto de São Francisco do Sul<strong><br /> </strong>

Blairo destaca sistema de sanidade e produção agropecuária de SC

Ao participar da inauguração de silos graneleiros no terminal marítimo do Porto de São Francisco do Sul (SC), nesta quinta-feira (13/10), o ministro Blairo Maggi (Agricultura, Pecuária e Abastecimento) disse que o estado é um exemplo na agropecuária brasileira. “Santa Catarina tem uma agricultura muito diversificada e um sistema de sanidade animal e vegetal reconhecido internamente e no mercado mundial”.

O estado, destacou Blairo, é o único do país com o status de livre de febre aftosa sem vacinação, concedido pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE). O ministro lembrou que a Coreia do Sul acaba de abrir mercado à carne suína de SC. No dia 16 de novembro, uma missão técnica sul-coreana virá ao Brasil para vistoriar propriedades e frigoríficos. 

O ministro salientou que o terminal do Porto de São Francisco do Sul é um exemplo concreto de resultado da chamada “lei dos portos”, sancionada em junho de 2103, que abriu a exploração de terminais portuários ao capital privado.

Silos para soja e milho

Os três novos silos ficam no terminal marítimo privado da empresa Terlogs e podem armazenar até 70 mil toneladas de soja e milho – dois produtos importantes na pauta de exportações brasileiras. Com isso, a capacidade estática do terminal passa a ser de 180 mil toneladas de grãos.

Santa Catarina se destaca como uma das principais saídas dos produtos brasileiros com destino ao mercado externo. O estado conta com quatro portos: São Francisco do Sul, Itajaí, Imbituba e Navegantes.