Abastecimento

Blairo Maggi analisa abastecimento de milho junto à entidades do setor

Ministro tratou do assunto em reunião com técnicos do Mapa e da Conab

Blairo Maggi analisa abastecimento de milho junto à entidades do setor

Imagem: Reprodução/ABCS

O ministro Blairo Maggi (Agricultura, Pecuária e Abastecimento) e equipe da Secretaria de Política Agrícola (SPA) se reuniram nesta terça-feira (17/05) com técnicos e o presidente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Igo Nascimento. O tema do encontro foi a situação do abastecimento de milho no país e as propostas sobre o assunto que esperam uma decisão do Conselho Interministerial de Estoques Públicos (Ciep).

ABCS

A Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS) esteve presente na reunião, em que estiveram presentes o presidente da entidade, Marcelo Lopes, e o diretor executivo, Nilo de Sá, também participaram deputados da Frente Parlamentar da Suinocultura, entre os quais Covatti Filho (PP-RS), Dilceu Sperafico (PP-PR), Domingos Sávio (PSDB-MG), e Nilson Leitão (PSDB-MT).

Segundo a associação, a reunião teve como objetivo apresentar as demandas do setor e discutir soluções para os principais entraves, tais como a isenção de PIS/COFINS para importação de milho, a prorrogação dos custeios pecuários para suinocultores, a renegociação das operações de crédito rural, o aumento do limite de venda de milho balcão, e a criação de uma linha especifica para retenção de matrizes suínas.

Maggi reconheceu as dificuldades que vem sendo enfrentadas pelos suinocultores, sobretudo, no que tange ao abastecimento e preço do milho no mercado interno. Na oportunidade, o ministro salientou que conforme previsão da próxima safra, o problema deve se prolongar até o próximo ano, já que parte da produção foi comprometida pela falta de chuvas e a especulação em torno das exportações do grão permanece alta. Para Blairo Maggi, o incentivo à importação de milho pode ser uma saída para o setor.

Nesse ponto, Marcelo Lopes enfatizou a importância da isenção do PIS/CONFINS para importação de milho de países da América do Sul. “Diante do atual cenário do país e das previsões para a safra futura, defendemos que a isenção do PIS/CONFIS seja de no mínimo um ano”, defendeu.

Desde o final de 2015 a suinocultura vem enfrentando dificuldades devido ao alto custo de produção, ocasionado pelo preço do milho. O grão é o principal insumo utilizado na alimentação dos animais. Em apoio ao setor, a ABCS vem defendendo a adoção de políticas públicas que auxiliem os produtores não só na atual crise, mas que também funcionem de forma preventiva e contínua para as oscilações que são naturais neste mercado.

Conforme Marcelo Lopes, a reunião como o novo ministro da Agricultura foi importante para a reafirmação dos pleitos da suinocultura. “Estamos atentos às mudanças no governo e para nós é muito importante que as demandas do setor continuem sendo discutidas e defendidas. A suinocultura é um importante braço para a economia brasileira e necessita com urgência desse apoio do governo para continuar produzindo e gerando emprego e renda por todo o país”, completou.