Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Economia

Brasil prepara medidas para evitar inflação das carnes

Com a alta do preço do milho, custo de produtores suínos e de aves tem aumentado. Objetivo é garantir abastecimento do grão

Brasil prepara medidas para evitar inflação das carnes

Preocupado com o impacto da alta do preço do milho na carne suína e nas aves, proteína muito consumida no Brasil, o governo deve tomar medidas para garantir o abastecimento do grão e segurar a inflação.

O ministro da Agricultura, Blairo Maggi, afirmou que o governo deve preparar medidas para garantir o abastecimento de milho. Segundo ele, os preços do grão, que serve de ração para suínos e aves, subiu de R$ 30 para quase R$ 60.

“Isso tira competitividade do setor de proteína animal. Vamos tomar providências”, disse. “Vamos atuar nos preços mínimos, subir esses preços para entusiasmar os produtores a plantarem mais”, ponderou.

Ele afirmou ainda que pode ser criada “uma situação de importação no fim da safra para não deixar o preço passar muito do razoável”. Maggi explicou ainda que o milho, em função de problemas climáticos, sofreu uma quebra de safra.

“Teremos condições de resolver isso (alta do milho) que impacta no dia-a-dia, impacta quer seja no ovo, no presunto, na salsicha, no hambúrguer”, afirmou. “Vamos tomar medidas para regular isso”, disse.