Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

TV Gessulli / GAF 16

Brasil preserva mais de 50% de vegetação nativa

Em entrevista à TV Gessulli, Evaristo de Miranda, chefe geral da Embrapa Monitoramento por Satélite, enfatizou que no Brasil preserva até 61% de vegetação nativa

Brasil preserva mais de 50% de vegetação nativa

Em entrevista à TV Gessulli, Evaristo de Miranda, chefe geral da Embrapa Monitoramento por Satélite, enfatizou que no Brasil preserva até 61% de vegetação nativa. A análise foi feita através das pesquisas desenvolvidas pela empresa brasileira e é vislumbrada a partir da expectativa do resultado final do Cadastro Ambiental Rural (CAR).

No Brasil existe uma atribuição das terras e, frequentemente, corresponde ao uso. Hoje, de acordo com Miranda, 17% território nacional é atribuído para conservação ambiental;  13% para terras indígenas. “Essas duas juntas somam 30% do Brasil. Temos depois, aproximadamente, 20% do território de vegetação nativa, mas em locais muito isolados”, conta. “Então, metade do país hoje é de vegetação preservada. Além disso, os agricultores em suas propriedades preservam, isso representa 11% território nacional.”

O pesquisador enfatiza que, provavelmente esse número será até mais, “porque o registro do CAR mostra que, talvez chegue entre 14% até 17%. Se chegar a isso vai significar que os agricultores preservam mais florestas que todas as unidades de preservação juntas, olha o papel que tem a agricultura na preservação. Um país que preserva até 61% do seu território e utiliza para a produção de grãos, energia , floresta plantada 8% apenas da sua superfície”, destaca.

Miranda enfatiza que é calunioso dizer que o Brasil não preserva. “Fiz um estudo dos 12 maiores países do mundo, eles preservam em media 8 a 9% do território e o Brasil 30%. Criticar o Brasil por isso é um erro”, aponta.

Assista a entrevista na íntegra: