Campanha do Instituto Ovos Brasil destaca a importância do ovo na culinária

Patrocinada por grupo de incubatórios, campanha desenvolvida pela agência Pilar aposta no apelo gastronômico e nos conceitos de praticidade e saudabilidade do alimento para a criação de anúncios, filmes e spots publicitários.

Campanha do Instituto Ovos Brasil destaca a importância do ovo na culinária

“Sabe qual o alimento que nunca pode faltar na sua cozinha e na sua mesa? Um ovo, dois ovos, três ovos assim… – Ovo é delicioso, prático e faz bem. Consuma sem moderação.” A mensagem escolhida para iniciar a campanha busca reforçar as qualidades e atributos do ovo provocando desejo de consumo e sugerindo formas de preparo irresistíveis. E aproveita ainda para informar sobre as propriedades nutricionais e benefícios à saúde.

Composta por filme publicitário, spot para rádio e anúncios para jornal e revista, a campanha nacional de incentivo ao consumo de ovos é uma articulação do Instituto Ovos Brasil com o apoio das principais casas genéticas distribuidoras de pintainhas de um dia no mercado brasileiro. Para incentivar a mobilização do setor e ao mesmo tempo garantir a execução da campanha ainda este ano, um grupo de incubatórios concordou em aplicar recursos em um fundo especialmente criado para patrocinar todos os expressivos custos de criação e veiculação dos anúncios. O grupo é composto pelas empresas Hy-Line do Brasil, Lohmann do Brasil, H&N Avicultura, Globoaves, Mercoaves e Planalto Postura.

“O status do ovo como superalimento foi restabelecido de vez entre a comunidade científica e acadêmica, mas a divulgação desta boa nova precisa de todo destaque que pudermos dar. É de extrema importância aproveitar este ótimo momento em que cada vez mais se busca o retorno a uma alimentação saudável e natural para colocar os holofotes sobre o ovo novamente. Além de todas as suas propriedades nutricionais, trata-se ainda de um alimento de fácil preparo, ótima relação custo/benefício e ainda produz delícias que saltam aos olhos e agradam ao paladar – características que merecem ser sempre exaltadas”, comenta Tiago Lourenço, diretor geral da Hy-Line do Brasil e coordenador do grupo dos incubatórios (gestão 2015).

“Os resultados da aproximação entre a ABPA – Associação Brasileira de Proteína Animal e o Instituto Ovos Brasil tem sido bastante satisfatórios, pois esta parceria permitiu ao Instituto aperfeiçoar processos e recursos, propiciando maior organização à entidade e otimizando diversas atividades. Mesmo assim, a disponibilidade de recursos provenientes da arrecadação ainda não é expressiva como se esperava. Então, para realizar uma campanha publicitária de tamanhas proporções, as casas genéticas se uniram propondo um patrocínio inicial. A expectativa é que, com o sucesso desta iniciativa se refletindo no mercado de ovos, outros fatores determinem sua continuidade nos próximos anos, como um maior engajamento na contribuição por parte dos produtores e de outros fornecedores inseridos na cadeia de postura comercial”, complementa o executivo.

O presidente do Conselho Administrativo do Instituto Ovos Brasil, Ricardo Santin, acredita que a campanha deve dar um grande impulso ao mercado de ovos, além de atrair ainda mais a atenção de diversos públicos de interesse, como educadores e acadêmicos, profissionais de saúde e nutrição, atletas, famílias e até a própria mídia para todas as qualidades deste alimento tão importante na mesa do brasileiro. “Uma mobilização como esta só pode proporcionar prosperidade a todo o setor produtivo e beneficiar de forma expressiva o crescimento e desenvolvimento da postura comercial no Brasil”, comenta Santin. “Espera-se que tal incentivo sirva para gerar ainda mais comprometimento dos produtores com relação às ações de marketing, compreendendo que este é um item fundamental para garantir a demanda, equilibrando custos e valores de comercialização, além de fortalecer a atividade”, completa o executivo.

SOBRE O INSTITUTO OVOS BRASIL

O INSTITUTO OVOS BRASIL – entidade sem fins lucrativos – foi criado com a missão de expandir os conhecimentos sobre ovo como fonte nutricional e seus benefícios especiais para a saúde. A entidade tem como um dos principais objetivos promover o produto como um alimento saudável, de alto valor nutricional e seguro para consumidores de todas as idades e classes sociais. Fundado em 2007, o INSTITUTO OVOS BRASIL tem sua atuação em todo território nacional. O Dia Mundial do Ovo é comemorado todos os anos na segunda sexta-feira do mês de outubro.  O site da instituição reúne informações de qualidade e de credibilidade para o público em geral e profissionais de diversas áreas (www.ovosbrasil.com.br).

OVO – Um ovo tem 13 nutrientes essenciais  em quantidades variadas necessários para o bom funcionamento do organismo, incluindo proteínas de alto valor biológico, colina, ácido fólico, ferro, zinco e outros. Tudo isso com apenas 75 calorias.  Ovos são importantes para as dietas de emagrecimento, ganho de força muscular,  funcionamento do cérebro, a saúde dos olhos e muito mais. Um ovo grande contém 6g de proteínas, e quase metade delas está na gema. Tem 4,5 g de gorduras (7% das necessidades diárias),  e somente um terço desta é gordura saturada. Não contém gordura trans. A Associação Americana de Cardiologistas (American Heart Association) corrigiu suas recomendações para consumo de ovos: “Não existe mais uma recomendação específica de quantidade de gemas que uma pessoa pode consumir por semana”.