Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Sanidade

Casos de gripe aviária são reportados por Rússia, Taiwan e Vietnã

Dos surtos registrados na Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), o maior foi em uma fazenda de perus na região russa de Rostov.

Casos de gripe aviária são reportados por Rússia, Taiwan e Vietnã

Agências veterinárias na Rússia, Taiwan e Vietnã registraram oficialmente apenas um surto de gripe aviária de alta patogenicidade (HPAI) em aves na semana passada, porém a mídia local registrou novos casos na Índia.

Dos surtos registrados na Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), o maior foi em uma fazenda de perus na região russa de Rostov. Quase 37 por cento de um rebanho de 6.355 reprodutores de 39 semanas sucumbiram à doença na fazenda Ursdon no início de janeiro, de acordo com o Serviço Federal de Vigilância Veterinária e Fitossanitária.

O Conselho de Agricultura de Taiwan informou à OIE sobre um novo surto de gripe aviária ligado ao subtipo viral do H5N2. O vírus foi detectado em um rebanho de 2.139 patos de corte em uma fazenda perto de Dongshi, no condado de Yunlin. Todas as aves nas instalações foram destruídas para controlar a propagação da doença.

Um total de 97 granjas de aves em Taiwan foram infectadas com HPAI no ano passado, de acordo com dados oficiais citados recentemente pela Focus Taiwan.Somente no condado de Yunlin, houve 62 surtos em 2018, informa Taiwan News , e mais de 445.000 aves foram abatidas para combater a disseminação da doença. A situação melhorou em relação ao ano anterior, quando mais de 1,17 milhões de aves foram abatidas e houve 101 surtos confirmados em granjas avícolas no país.