Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Sanidade

Cerimônia marca reconhecimento do Lanagro de SP como referência mundial em Newcastle e influenza aviária

   Solenidade, em Campinas, contou com a participação do secretário-executivo do Mapa, Eumar Novacki

– O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) promoveu nesta terça-feira (12) uma cerimônia para comemorar o reconhecimento internacional do Laboratório Nacional Agropecuário (Lanagro) de São Paulo, em Campinas, como referência para diagnóstico da doença de Newcastle e influenza aviária. A distinção foi concedida pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), no final de maio deste ano, e confirma a liderança do Brasil no setor de avicultura.

O secretário-executivo do Mapa, Eumar Novacki, o secretário de Defesa Agropecuária, Luis Rangel, o diretor do Departamento de Saúde Animal, Guilherme Marques, e o coordenador-geral de Apoio Laboratorial do ministério, Rodrigo Nazareno, participaram da solenidade, em Campinas.

“Este reconhecimento foi feito por 180 países e representa a competência máxima para o diagnóstico das duas enfermidades, ambas de alto impacto para o comércio nacional e internacional de aves e seus subprodutos”, destacou Novacki. Durante a cerimônia, o secretário-executivo do Mapa também lançou o desafio de tornar o laboratório de mormo referência mundial.

“Hoje, o mundo tem apenas 10 laboratórios reconhecidos pela OIE para diagnóstico de gripe aviária. Um deles é o nosso”, acrescentou o coordenador do Lanagro/SP, André de Oliveira Mendonça. “Além disso, somos o primeiro a América Latina a ser reconhecido pela OIE como de referência para Newcastle e influenza aviária.”

De acordo com Mendonça, a decisão da OIE representa a independência do Brasil no que se refere à confirmação de diagnósticos dessas doenças. “Isso aumenta nossa participação no cenário internacional e mostra que temos expertise para gerar diagnósticos com precisão.”

Com o reconhecimento da OIE, todos os diagnósticos feitos pelo laboratório terão validade mundial. Antes do anúncio do OIE, lembrou Mendonça, o país precisava encaminhar as amostras para confirmação final em outros laboratórios fora do país.

O Brasil é considerado livre de gripe aviária. Tanto esta enfermidade quanto a doença de Newcastle são de notificação obrigatória.

Além de participar da cerimônia, os gestores do Mapa visitaram as obras do novo laboratório de biossegurança do Lanagro de SP, que deve estar concluído até dezembro deste ano.

Com um dos mais modernos sistemas de proteção de amostras, do meio ambiente e de pessoal, o laboratório de biossegurança terá nível máximo de segurança conforme a classificação da OIE.  O Lanagro de São Paulo faz parte da rede de laboratórios do Mapa.