Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Empresa

Ceva aposta em crescimento no país

Empresa aplia suas operações e equipe de venda no país para competir em condições de igualdade com as principais indústrias veterinárias instaladas no Brasil

Ceva aposta em crescimento no país

Para competir em condições de igualdade com as principais indústrias veterinárias instaladas no Brasil, a multinacional francesa Ceva Santé Animale precisava ampliar as operações e, não menos relevante, a equipe de vendas da companhia.

Em linhas gerais, essa foi a avaliação que justificou as aquisições das mineiras Hertape e Inova Biotecnologia ­ joint venture entre Hertape e Eurofarma ­, anunciadas na última semana pela Ceva. O valor do negócio não foi revelado. A expectativa da empresa é que as aquisições sejam aprovadas pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) no início de 2017.

“Separadas, as companhias não conseguiam ter a estrutura capaz de enfrentar as empresas que estão no topo do ranking”, disse ao Valor o presidente da Ceva Brasil, Fernando Luiz de Mori.

Segundo ele, a união da Ceva com a Hertape dá musculatura para a empresa no país, elevando o faturamento de R$ 160 milhões para R$ 360 milhões, o que fará da multinacional francesa a quinta maior no segmento veterinário no Brasil. “O objetivo inicial é manter a quinta posição, mas queremos galgar posições futuramente”, afirmou.

Para Mori, o fortalecimento da equipe comercial é fundamental. Com as aquisições, a equipe comercial da Ceva mais do que dobrará, atingindo 110 funcionários. A companhia francesa não tem intenção de reduzir o quadro de funcionários na área comercial. “Estamos próximos do que acreditamos ser o ideal”, acrescentou.

Além disso, o presidente da Ceva também enfatizou a presença regional “complementar” de Hertape e Ceva. Enquanto a primeira está mais presente no Sudeste, Centro­Oeste e Norte do país, a segunda concentra a atuação nas regiões Sul e Sudeste.

Do ponto de vista produtivo, as aquisições de Hertape e Inova representam o fortalecimento do negócio de bovinos. Segundo o presidente da Ceva no Brasil, a fatia da área de bovinos nas vendas da companhia crescerá de 33% para aproximadamente 50%. Com isso, a Ceva ficará em linha com o mercado veterinário brasileiro, no qual o segmento de representa 54%, destacou o executivo. Principal área de atuação da Ceva até então, o segmento de aves passará a representar 18% das vendas da companhia, ante os atuais 40%.

O executivo admitiu que o momento delicado do segmento de vacinas contra a febre aftosa devido à sobrecapacidade do parque industrial estimula a compra de companhias brasileiras por multinacionais. Atualmente, a demanda anual é de 350 milhões de doses de vacinas, mas a capacidade das fábricas no país supera 500 milhões de doses.

“Infelizmente, as vacinas contra aftosa estão com preço muito baixo e elas [as empresas brasileiras] não conseguem viabilizar o pagamento dos investimentos”, disse Mori.