Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Sanidade

China comunica a OMS descoberta de variedade mais severa de gripe aviária

Evolução do vírus pode significar que a doença vai ficar mais aparente em alguns bandos se as aves

China comunica a OMS descoberta de variedade mais severa de gripe aviária

A China detectou uma evolução no vírus de gripe aviária H7N9 que é capaz de provocar sérias doenças em aves e requer monitoramento de perto, disse a Organização Mundial de Saúde (OMS) nesta terça-feira (21/02). A evolução do vírus pode significar que a doença vai ficar mais aparente em alguns bandos se as aves começarem a morrer, facilitando a detecção e o controle.

Amostras do vírus retiradas de dois humanos infectados foram injetadas em aves em laboratório e se tornaram “altamente patogênicas” para os animais, disse a OMS. Mas essa designação se aplica somente a aves, não humanos, disse o porta-voz da OMS, Christian Lindmeier, e não há evidência de que as mudanças no vírus afetaram sua habilidade de se propagar entre humanos.

Um total de 304 novos casos de infecções humanas confirmadas em laboratório foram reportados na China continental entre 19 de janeiro e 14 de fevereiro, além de 36 mortes, disse a OMS em sua atualização mais recente, na segunda-feira.

“Essa é a primeira vez que essas mudanças foram detectadas. Esses são os únicos dois casos na província de Guangdong, na China. Até agora, não houve relatos de mudanças similares em outros lugares”, disse Lindmeier.