Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Bem-Estar

China terá primeiro código de bem-estar animal em confinamentos e abatedouros a partir de junho

O código "determinará padrões técnicos" para como os animais são instalados e alimentados na fazenda, mas no abatedouros cobrirá o insensibilização e sangria dos animais, de acordo com o CVMA - embora ainda não esteja claro como os padrões serão juridicamente vinculativos.

Flag of the People’s Republic of China
Flag of the People’s Republic of China

A China terá seu primeiro esboço de código de padrões de abates e manejo de animais a partir de junho, de acordo com a Associação Médica Veterinária Chinesa (CVMA), que está trabalhando com 30 empresas de abate e criação de animais domésticos na execução desse projeto.

O código “determinará padrões técnicos” para como os animais são instalados e alimentados na fazenda, mas no abatedouros cobrirá o insensibilização e sangria dos animais, de acordo com o CVMA – embora ainda não esteja claro como os padrões serão juridicamente vinculativos. O código cobrirá suínos, frangos, ovinos, gado de corte e de leite.

Os novos padrões são direcionados por uma demanda por carne de melhor qualidade e segurança alimentar, bem como um melhor tratamento dos animais de fazenda. O novo código também oferecerá novas diretrizes para a indústria pecuária sobre densidade de animais, bem como temperatura, umidade e níveis de concentração de amônia nos estábulos e nos confinamentos. Também haverá padrões para qualidade dos alimentos animais e da água, além da limpeza.

Melhorar a segurança alimentar e, assim, a qualidade e os preços dos produtos, é uma das metas dos esforços da China para determinar um código de bem-estar no setor de carnes.

Fonte: GlobalMeatNews.com, traduzida e adaptada pela Equipe BeefPoint.