Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Comentário

Ciclo PDCA com gestão a vista nos projetos para processamento - Por Geraldo L. Passarelli

A gestão de projetos deve contribuir para assegurar a sustentabilidade do negócio, garantindo o retorno do capital investido, proteção da marca, conforto e segurança dos colaboradores, atendimento às necessidades dos consumidores e à legislação vigente

Ciclo PDCA com gestão a vista nos projetos para processamento - Por Geraldo L. Passarelli

A gestão de projetos deve contribuir para assegurar a sustentabilidade do negócio, garantindo o retorno do capital investido, proteção da marca, conforto e segurança dos colaboradores, atendimento às necessidades dos consumidores e à legislação vigente.

Responsabilidades dos colaboradores

É o conhecimento das pessoas que potencializa o sucesso do empreendimento, sendo de extrema importância a construção de um ambiente de trabalho que facilite o desenvolvimento e aplicação de suas competências.

Gestão a vista, fornecendo visão sistêmica do empreendimento com definição do mix de produtos, público alvo, macro fluxo do processo, das edificações, da curva de desembolso, rampa de partida, projeção de vendas, indicadores técnicos e financeiros, etc. pode contribuir para facilitar o relacionamento multidisciplinar e comprometimento da equipe.

Para reduzir subjetividades e inibir conflitos de interesses entre as diversas disciplinas é recomendado considerar na análise de investimentos o custo de oportunidade (esclarecendo a renúncia) e o valor econômico agregado (EVA).

Responsabilidades dos fornecedores

Memoriais descritivos e contratos de fornecimento devem definir claramente os objetos, obrigações, garantias e penalidades mensuráveis para proteção da contratante e contratada.

É importante análise dos riscos/responsabilidades que podem ser transferidos aos fornecedores (segurança dos produtos, das edificações, das pessoas, da comunidade, do meio ambiente, qualidade organoléptica, rendimento, eficiência, disponibilidade de equipamentos e linhas de produção, retrabalhos, etc.), devendo ser avaliado a probabilidade de ocorrência e influência no projeto.

Deve ser contratado seguro de engenharia com cobertura para riscos operacionais e lucro cessante.

Bloqueio de propostas inviáveis

Deve ser definido gates de aprovações.

Gate 01 = Atendimento ao planejamento estratégico

As propostas devem potencializar o aumento da taxa de retorno sobre o custo do capital.

Gate 02 = Estudo de viabilidade técnico e econômico

As propostas devem atender os indicadores técnicos e financeiros definidos, assim como, o cronograma físico e financeiro.

Gate 03 = Atendimento a Legislação vigente, política e valores da empresa.

As propostas devem atender a missão e visão da empresa, aos interesses dos acionistas e consumidores, proteção dos colaboradores, da comunidade e meio ambiente.

É importante que a empresa possua padrões definidos (soluções, especificações, detalhes típicos, checklist, etc.), devendo ser revistos e atualizados periodicamente.

Tabela 1

Classificação e definição da vida dos projetos

Todas as propostas devem explicitar os objetivos e definir indicadores técnicos e financeiros mensuráveis, com projeção do resultado esperado durante a vida do projeto.

Projetos de aumento

Explicitar se a proposta é para aumento do preço de venda ou aumento do volume com o respectivo público alvo.

Explicitar se a proposta é para melhorias na interação da embalagem com o consumidor, atributos de qualidade ou investimento para divulgação da marca e produto.

Projetos de redução

Explicitar se a proposta é para redução dos insumos diretos,insumos indiretos ou das deduções.

Projetos de estabilização

Explicitar qual processo e quais medidas será implantado para redução da dispersão.

Projetos compulsórios

Não atendimento aos projetos compulsórios pode impedir a produção/faturamento.

Devem ser apresentadas alternativas que atendam a legislação e mantenham a taxa de retorno sobre o custo do capital.

Para discordâncias com a legislação, deve ser apresentada (em consultas públicas) proposta, validada com trabalhos científicos para avaliação pelos órgãos competentes.

Tabela 2

É imprescindível monitorar a tendência de evolução das propostas para possibilitar adoção das contramedidas dos desvios.

Indicadores técnicos e financeiros

Devem ser definidos indicadores técnicos e financeiros mensuráveis.