Ciência

Cientistas criam "aviário congelado" para preservar genética de galinhas raras

<em>Frozen Aviary</em> busca preservar raças de aves raras que podem ser resistentes a infecções como a gripe aviária ou ter traços desejáveis, como a alta qualidade da carne

Cientistas criam "aviário congelado" para preservar genética de galinhas raras

Galinhas geneticamente modificadas que podem colocar ovos de diferentes raças de aves estão ajudando cientistas do Instituto Roslin, de Edimburgo, a criar o “aviário congelado” (“Frozen Aviary” ) para conservar as aves raras. A apresentação foi feita durante a reunião anual da Associação Americana para o Avanço da Ciência (AAAS) em Boston, Massachusetts.

O aviário é basicamente um banco de sementes para aves, armazenando células-tronco primordiais que produzem ovos. Dessa forma, os pesquisadores querem preservar raças de aves raras que podem ser resistentes a infecções como a gripe aviária ou ter traços desejáveis, como a alta qualidade da carne.

A equipe da Universidade de Edimburgo recolheu mais de 500 amostras de 25 raças diferentes. As células são mantidas num congelador a -150 ° C e serão viáveis durante décadas. “Estamos interessados em galinhas, porque é o animal mais consumido no mundo e queremos proteger todas as aves que temos, e, para este fim, a melhor estratégia de preservação está congelando”, disse Mike McGrew , diretor de “Frozen Aviary” no Instituto Roslin.

O primeiro passo foi criar as poedeiras GM, capazes de colocar ovos a partir de várias raças raras diferentes. Isso foi feito usando a tecnologia de edição de genes para segmentar parte de um gene chamado DDX4.

“Nós chamamos de aviário congelado porque queremos congelar essas células-tronco de muitas raças diferentes de aves, começando com galinhas”, acrescentou o cientista ressaltando que também há intenção de congelar gansos e codornas também. “Nosso sucesso até agora é apenas com galinhas, mas nossos planos são fazer isso com outras espécies de aves.”

‘Arca genética’

O projeto, basicamente, lança a ideia de que se pode salvar todos os tipos de raças, colocá-los em um freezer e conservar uma arca genética. “Se você tivesse um em cada país, seria uma coisa maravilhosa”, comentou Richard Broad, da Rare Breeds Survival Trust. Saiba mais http://www.bbc.com/news/uk-scotland-edinburgh-east-fife-39006713