Projeto Bioma Caatinga

Cna e Embrapa apresentam resultados parciais de estudos do projeto biomas na caatinga

Dia de Campo será realizado no Ceará com a participação da Federação de Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará – FAEC

O Projeto Bioma Caatinga, desenvolvido pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), realiza, na próxima quinta-feira, (16/06), o primeiro Dia de Campo sobre a Caatinga, na área experimental do projeto, em Ibaretama, há 143 quilômetros da capital Fortaleza. O evento deve receber, na fazenda Triunfo, 200 convidados para conhecer 17 projetos ligados àquele bioma.

Voltado para produtores rurais, técnicos, representantes de órgãos públicos e pesquisadores, o Dia de Campo busca divulgar resultados de estudos para viabilizar a restauração ambiental, com aproveitamento econômico, utilizando o plantio de árvores em propriedades rurais no bioma Caatinga. O evento tem participação da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará – FAEC.

Os projetos em desenvolvimento apresentam soluções para a inserção de espécies florestais nas fazendas da região, com técnicas que contemplem as exigências legais e contribuam para o aumento da diversidade biológica na propriedade, promovendo melhorias ambientais e novas opções de ganhos econômicos. Para o coordenador nacional do Projeto Biomas, da Embrapa Florestas, Gustavo Curcio, o objetivo é “demonstrar para os produtores da região que é possível suprir demandas, organizando o sistema biológico na propriedade, introduzindo árvores para reserva legal, para área de preservação permanente e para fins econômicos”.

A Caatinga é frequentemente associada à seca, pobreza e pouca biodiversidade, mas ao contrário do que se pensa, esse bioma confere valores biológicos e econômicos significativos para o país. A “floresta branca”, como é chamada em tupi-guarani, evita a emissão do gás carbônico (CO2), conserva a água e o solo e é fonte de matérias primas como frutos silvestres, forragem, fibras e plantas medicinais. A principal atividade econômica desenvolvida no ecossistema é a agropecuária.

O evento, previsto para iniciar às 7h30 e vai ser realizado nos cinco circuitos das estações temáticas:

Estação 1 – Área de Setor Produtivo (ASP).

Estação 2 – Complementar: demonstração de uso de hidrogel, mudas, controle de formigas etc.

Estação 3 – APP – Área de Preservação Permanente.

Estação 4 – ARL – Área de Reserva Legal.

Estação 5 – RAD – Recuperação de Área Degradada

Sobre o Projeto Biomas

O Projeto Biomas, iniciado em 2010, é fruto de uma parceria entre a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), com a participação de mais de quatrocentos pesquisadores e professores de diferentes instituições, em um prazo de nove anos.

Os estudos estão sendo desenvolvidos para viabilizar soluções com árvores para a proteção, recuperação e o uso sustentável de propriedades rurais nos diferentes biomas brasileiros.

O Projeto Biomas tem o apoio do SENAR, SEBRAE, Monsanto, John Deere e BNDES.

Na Caatinga, o projeto conta com a parceria das seguintes instituições: Embrapa Caprinos e Ovinos, Embrapa Semiárido, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – Ceará / Campus Quixadá, Universidade Estadual Vale do Aracaú – UVA, Universidade Federal da Paraíba – UFPB, Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará, Administração Regional do SENAR Ceará e sindicatos rurais da região.

Para saber mais, acesse o site do Projeto Biomas: www.projetobiomas.com.br

1º Dia de Campo do Projeto Biomas – Caatinga

Data: 21/06/2016 (quinta-feira)

Local: Fazenda Triunfo – Distrito Rural Triunfo – Ibaretama (CE)