Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Negociação

CNA espera avanços para o acordo de livre comércio entre UE e Mercosul

Comissária para o Comércio discutiu o tema com chanceler uruguaio nesta sexta-feira. CNA defende maior acesso dos produtos agropecuários ao mercado europeu.

A Comissária Europeia para o Comércio, Cecilia Malmström, e o ministro das Relações Exteriores do Uruguai, Rodolfo Nin Novoa, defenderam um consenso com o objetivo de promover avanços nas negociações para o acordo de livre comércio entre a União Europeia (UE) e o Mercosul, em reunião ocorrida nesta sexta-feira (08/04), em Bruxelas (Bélgica).  Os dois blocos devem fazer nova troca de ofertas na segunda semana de maio, apresentando as propostas de abertura recíproca dos setores agropecuário, industriais e de serviços. A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) defende maior acesso dos produtos do agronegócio brasileiro à UE.

As discussões entre europeus e sul-americanos buscam eliminar barreiras comerciais que impedem a entrada de produtos específicos nos dois continentes. A representante da UE revelou boas expectativas com o andamento, de longa data, do diálogo, justificando “os laços econômicos e políticos” entre os dois continentes, lembrando que a melhoria das relações vai trazer benefícios importantes para ambos os lados. “O objetivo é negociar um acordo comercial abrangente, com a eliminação de barreiras técnicas de comércio e serviços, melhora das regras e procedimentos aduaneiros e proteção da propriedade intelectual”, relata a representação da CNA em Bruxelas.

As negociações entre os dois blocos começaram na década de 90. Em 2004, houve avanço na troca de ofertas, mas os debates foram suspensos e o diálogo somente foi retomado após seis anos, em 2010. Havia a expectativa de uma nova apresentação de propostas entre UE e Mercosul em 2013, o que não se concretizou. No ano passado, os dois lados comprometeram-se com uma nova tentativa, com a liberação de 85% a 95% das tarifas para os produtos de cada bloco. Neste mês, estão previstos encontros do Comitê de Política Comercial (TPC) para revisão e finalização da proposta europeia. O Mercosul é o sexto mais importante mercado de exportação da União Europeia. Segundo a Comissão Europeia, o comércio de bens entre ambos os blocos superou € 88 bilhões em 2015.