Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Outras Aves

Codorna: Problemas na criação da ave podem ser resolvidos com boas práticas de manejo

Leitor do Globo Rural tira sua dúvida em relação a sua atividade.

Codorna: Problemas na criação da ave podem ser resolvidos com boas práticas de manejo

Construí uma chocadeira em minha casa para aumentar a minha criação de codornas, mas não nascem filhotes em metade dos ovos chocados e, os que conseguem vingar, morrem um a dois diariamente. Há ainda ovos produzidos sem casca ou com ela muito mole. O que faço?

José Orlando Pereira dos Santos
Dianópolis, TO

Muitos problemas encontrados na criação de codornas podem ser resolvidos com boas práticas de manejo das aves. Para ter sucesso na incubação de ovos de codornas é importante contar com boa origem das matrizes e reprodutores, nutrição e controle sanitário das aves. Forme famílias de um macho para cada três ou quatro fêmeas.

Ovos com peso médio entre 11 e 12 gramas devem ser selecionados a fim de obter filhotes com pesos semelhantes e lotes equilibrados, evitando disputas no convívio diário. Escolhidos, armazene os ovos por três a cinco dias com a camada de ar voltada para cima – extremidade mais convexa (redonda). Recomenda-se que o local seja fresco e arejado, com temperatura média de 17ºC, sem que ultrapasse a 23,9ºC para evitar o início do desenvolvimento embrionário fora da incubadora, provocando mortalidade na fase inicial.

Outra medida necessária é incubar os ovos selecionados seguindo as indicações de uso da incubadora, porém mantendo umidade relativa do ar de 60% a 70%. O nascimento ocorre após 17 a 18 dias.

CONSULTOR: JOSÉ EVANDRO DE MORAES, pesquisador científico da Unidade de Pesquisa e Desenvolvimento de Brotas, da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta), da Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento (SAA), Rua Sebastião Soares, s/n, Caixa Postal 105, Brotas, SP, CEP 17380-000, tel. (14) 3653-1102, [email protected]