Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Capacitação

Colaboradores de cooperativas catarinenses participam de curso em Chapecó e Florianópolis

Profissionais das áreas contábil, fiscal e de mobilização que atuam nas cooperativas catarinenses participaram, nessa semana, de duas edições do curso de Escrituração Contábil Digital e Escrituração Contábil Fiscal, promovidos pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo de Santa Catarina (Sescoop/SC)

Colaboradores de cooperativas catarinenses participam de curso em Chapecó e Florianópolis

Releases Empresas

Profissionais das áreas contábil, fiscal e de mobilização que atuam nas cooperativas catarinenses participaram, nessa semana, de duas edições do curso de Escrituração Contábil Digital e Escrituração Contábil Fiscal, promovidos pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo de Santa Catarina (Sescoop/SC).  A primeira capacitação ocorreu em Chapecó na segunda e terça-feira (16 e 17/05), reunindo 34 participantes e a segunda em São José, na grande Florianópolis, na quarta (18/05) e nesta sexta (20/05), com a participação de 36 pessoas.

O contador, consultor fiscal e tributário, responsável por ministrar as capacitações, Diego Booni, enfatiza que a iniciativa é fundamental para a formação de conceitos e revisão do que é entregue na ECD e ECF, buscando garantir uma segurança maior nos arquivos transmitidos à Receita Federal, uma vez que o órgão vem utilizando esses arquivos para auditorias eletrônicas. “Além disso, representa o momento de discutir e entender o que deve ser gerado no livro ‘Razão auxiliar das subcontas’ que, embora não precise ser transmitido, deve ser gerado e armazenado pela cooperativa”. 

Entre os temas discutidos estiveram assuntos como atualização tributária, Escrituração Contábil Digital, registros obrigatórios, demonstrações contábeis e alterações de autenticação decreto 8.683/16, apuração, cálculo, dedutibilidade, compensação de tributos e prejuízos, entre outros. Com relação à Escrituração Contábil Fiscal foram detalhados aspectos como: obrigatoriedade, penalidades, base contábil ECD, subcontas, demonstrativo ECD/FCONT, balanço patrimonial, plano de contas referencial, entre outros aspectos. 

O coordenador de autogestão do Sescoop/SC, Elvio Silveira, ressalta que as capacitações de ECD e ECF fizeram parte do programa de Formação Profissional que é um dos pilares do Sescoop/SC. “Ao longo do ano, disponibilizamos aos colaboradores, associados e dirigentes cursos dos mais variados segmentos, visando profissionalizar cada vez mais o cooperativismo de nosso Estado, que continua sendo referência em todo o País”. 

Informações sobre os cursos do Sescoop/SC podem ser obtidas pelos telefones (48) 3878 8803 e (48) 3878 8810 ou pelo site http://www.sescoopsc.org.br no link Treinamento e Capacitação.