Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Bastos

Concurso de Qualidade de Ovos 2016 define a comissão julgadora

O evento é realizado desde 1948, em Bastos, a Capital do Ovo, núcleo de postura que produz 206 ovos por segundo; este ano será em 13 de julho.

Os organizadores do Concurso de Qualidade de Ovos de Bastos definiram os treze integrantes da comissão julgadora de 2016. Cinco deles são estreantes no Concurso e os demais são veteranos no evento que escolhe os ovos campeões em qualidade nas categorias Ovos Brancos, Ovos Vermelhos e Ovos de Codorna. Neste ano o Concurso de Qualidade de Ovos será realizado em 13 de julho, dois dias antes da tradicional Festa do Ovo de Bastos.

Localizado no Oeste Paulista, Bastos é o município brasileiro que mais produz ovos no Brasil, por isso é conhecido como Capital do Ovo. O município é conhecido mundialmente por sua tradição na avicultura de postura, atividade que explora desde os tempos pioneiros de sua comunidade. Hoje estima-se que estejam em produção na microrregião de Bastos 22 milhões de aves poedeiras, que produzem 17.820.000 de ovos por dia, ou 206 ovos por segundo, números que sempre impressionam e que demonstram bem a capacidade produtiva da Capital do Ovo. “Com o tradicional Concurso de Qualidade de Ovos, Bastos demonstra também que foca na qualidade de sua produção”, defende o avicultor Christian Hideyuki Maki, que preside a Comissão Organizadora do evento pela terceira vez.

Ele explica que todos os anos os organizadores do Concurso buscam aprimoramento das regras de análise dos ovos inscritos e também a inclusão de novos nomes na comissão julgadora: “Hoje faz parte de nosso regulamento a obrigatoriedade de renovação anual do corpo de jurados, buscando uma equilíbrio entre juízes veteranos e estreantes. Assim, além de confirmar a credibilidade dos resultados, o concurso também dá oportunidade de novas visões sobre o que é qualidade do produto ovo, tão essencial à mesa do consumidor.”

Todos os juízes são profissionais experientes no universo da produção de ovos brasileira, sendo que a maioria tem formação em medicina veterinária e zootecnia, alguns atuando em instituições de ensino e pesquisa, tendo sempre experiência no trabalho em campo. A Comissão Julgadora é formada de maneira a ter sete representantes do segmento da genética avícola, dois representantes do setor acadêmico e de pesquisa, e os demais são do segmento da nutrição e sanidade. Há ainda, sempre, um juiz que opera a máquina Digital Egg Tester, que faz análises de vários aspectos dos ovos a partir de leitura a laser, além de medição da espessura da casca.

Os juízes

Conheça os nomes dos juízes do Concurso de Qualidade de Ovos de Bastos 2016 e as empresas ou institutos de pesquisas e universidades a que estão vinculados:

 

Anderson de Pontes Silva (Lohmann do Brasil)

Bruno Henrique Lopes Guastalli (Hy-Line)

Bianca Brandão Martins (Alltech)

Diogo Tsuyoshi Ito (Zoetis)

Fábio Martinho de Camargo (MCassab)

Fernando Venâncio (Mercoaves)

Gabriela Rosado Manfredini (Uniquimica) – juíza-operadora da máquina Digital Egg Tester

Jorge Ikefuti (Hendrix/Delkab)

Marcos Roberto Buim (Instituto Biológico de São Paulo – unidade Bastos)

Mario Massayuki Nihei (H&N Avicultura)

Miguel Valls (Novogen)

Paulo Lourenço (Universidade Federal de Uberlândia)

Valdemir Basi (Hendrix/Hisex).