Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Evento

Conferência em Birmingham debate redução no uso de antibióticos em aves

Especialista da Korin Agropecuária será um dos palestrantes do evento.

O médico veterinário Luiz Carlos Damattê Filho*, diretor industrial da Korin Agropecuária, pioneira na produção de frangos e ovos livres de antibióticos e com certificação de bem-estar animal, será palestrante no St David’s Poultry Conference em Birmingahm, na Inglaterra no dia 16 de março. O evento terá como pauta principal “Antibiotic Reduction-The Next Step” destacando as soluções que as indústrias estão encontrando para viabilizar a redução no uso de antibióticos na criação de aves.

A Conferência reunirá alguns dos principais especialistas de todo o mundo na área para debater os avanços nessa questão. Damattê levará ao evento a expertise da Korin na produção em larga escala de aves livres de antibióticos. “No Brasil, experiências pioneiras realizadas desde 1991 na produção de frangos livre de antibióticos mostram melhorias a cada ano. Os índices de produtividade, que no início eram significativamente inferiores aos frangos em sistemas convencionais, atualmente mostram-se em muitos casos iguais. O acúmulo de experiências tem levado o método a soluções inovadoras, uma vez que as estratégias nutricionais se apoiam, cada vez mais, no uso de insumos naturais, como microrganismos e óleos essenciais de plantas na alimentação animal”, destaca.

O evento receberá ainda Richard Ducatelle, Professor de Patologia Veterinária da Universidade de Ghent, na Bélgica, que falará sobre a interação dos micróbios no intestino enquanto Colin Hill, professor de Microbiologia Segurança Alimentar da Universidade de Cork, na Irlanda, irá destacar sobre soluções naturais para infecções bacterianas. Dr. Stephen Collett, professor clínico na Poultry Diagnostic and Research Centre, Universidade da Geórgia, EUA, explanará sobre os princípios para reduzir o uso de antibióticos em aves, e como colocá-lo em prática na fazenda. Já o Dr. Linnea Newman, Diretor Técnico de Aves na Merck, dos Estados Unidos, vai mostrar como os agricultores norte-americanos estão retirando coccidiostáticos da alimentação sem um impacto negativo sobre a saúde do intestino das aves.

“Mais do que nunca é necessário que as empresas tomem posição nas questões éticas e humanitárias que envolvem o bem-estar dos animais e o uso de antibióticos. É de se esperar que as crescentes restrições ao uso de antibióticos direcionarão a produção num sentido mais favorável aos anseios deste crescente número de consumidores, beneficiando desta forma a qualidade e a segurança alimentar de toda a sociedade. Estamos honrados em levar um pouco do pioneirismo da Korin para produtores de todo o mundo”, diz Damattê.

Mais informações sobre o evento: http://www.stdavids-poultryteam.co.uk/