Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Evento

Congresso de Ovos APA comemora sua 15ª edição

Maior evento da avicultura de postura no país acontece de 21 a 23 de março, em Ribeirão Preto (SP)  organiza edição histórica para comemorar seus 15 anos

Congresso de Ovos APA comemora sua 15ª edição

De acordo com o Instituto de Economia Agrícola (IEA), o Estado de São Paulo é o maior produtor de ovos do País, produzindo 1.057.616 mil dúzias em 2016, além de contabilizar a produção de 49.016.300 toneladas de galinha de postura. Nesse cenário, a Associação Paulista de Avicultura (APA) vai celebrar a 15ª edição do tradicional Congresso de Produção e Comercialização de Ovos entre os dias 21 a 23 de março de 2017, no Centro de Convenções de Ribeirão Preto, no interior de São Paulo.

Diretor Executivo da APA, José Roberto Bottura, conta que encontro surgiu com o objetivo de promover um debate sobre os mais diferentes setores da atividade contribuindo com a formação profissional e o desenvolvimento da avicultura de postura“Este evento reúne representantes da academia e da indústria em um encontro de todos os elos da cadeia produtiva”, diz.

O evento espera reunir cerca de 600 participante para debater as principais tendências do mercado, sanidade, nutrição, genética, manejo e bem-estar animal, além de legislação, marketing, gestão e comercialização de ovos.

Programação

A secretaria do evento vai iniciar o atendimento para a realização de inscrições e entrega de material às 10 h do dia 21 de março. A programação científica será aberta às 14 h com um debate sobre a “Atualização das exigências nutricionais para as poedeiras no Brasil”, com o professor do Departamento de Zootecnia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) Fernando Perazzo Costa. Em seguida, o professor da Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos da Universidade de São Paulo (FZEA – USP, campus de Pirassununga) Lúcio Araújo vai destacar os “Benefícios econômicos e ambientais da utilização de enzimas na alimentação de poedeiras”.

O tema “Redução de perdas econômicas pós-postura por fatores não nutricionais” será abordado pelo professor do Departamento de Zootecnia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) Nelson Carneiro Baião. A partir das 17h haverá apresentação de trabalhos científicos premiados. A palestra magistral do evento será às 17h45 com uma discussão sobre “A política econômica para o Agronegócio e o momento socioeconômico brasileiro”, com o professor de Relações Internacionais da USP, Christian Lohbauer.

No dia 22 de março, a programação será aberta, às 8h, pelo pesquisador do Instituto de Zootecnia (IZ – Nova Odessa) José Evandro de Moraes com a palestra “Visão e situação brasileira de bem-estar animal na produção de ovos comerciais”. O bem-estar animal continua em discussão na palestra seguinte, com uma apresentação sobre “Experiências europeias e tendências no bem estar de poedeiras”, que será ministrada pelo especialista em genética e PhD em Produção Animal e Economia Agrícola pela Universidade Wageningen, na Holanda, Johan Van Arendonk. A partir das 11h15, o professor da Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade de Geórgia, nos Estados Unidos, Guillermo Zavala, vai destacar “Laringotraqueíte: Estratégias de controle”.

As “Perspectivas de exportação de ovos e ovoprodutos” serão apresentadas pelo vice-presidente de aves da ABPA, Ricardo Santin. Na sequência, o coordenador da Plataforma de Inovação Tecnológica do ITAL, Raul Amaral, vai falar sobre o “Impacto da pressão dos consumidores e das mídias sociais sobre a maneira de produzir alimentos”. O professor de zootecnia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) Mário Penz vai debater a “Gestão de pessoas na cadeia de produção de ovos”. A programação do dia 22 será encerrada com uma discussão sobre o “Controle de ectoparasitas em granjas de poedeiras”, com o professor da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) Luís Francisco Angeli Alves.

No dia 23 haverá apresentação de trabalhos científicos premiados a partir das 8h. Às 8h30 o programa segue com uma apresentação sobre o “Uso racional de antibióticos na produção de ovos”, que será realizada pelo professor da Universidade Federal de Lavras (UFL), Marcos Horácio Rostagno. Em seguida, o professor da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Luiz Felipe Caron, vai destacar os “Tipos de vacinas e suas características” e o consultor Osler Desouzart vai debater a “Cadeia produtiva de ovos: Por que acreditar?”. A programação cientifica do evento será encerrada pelo médico veterinário especialista em manejo e patologia de aves Paulo César Martins, com um debate sobre “Segurança alimentar no segmento de ovos”.

Apoio

Este evento já tem confirmado o patrocínio das principais empresas do setor, como Adisseo, Agroceres Multimix, Ajinomoto, Alltech, Amicil, Artabas, Big Dutchman, Biocamp, Biovet, Ceva, De Heus, Desvet, DSM, Elanco, Evonik, Fatec, Granja Fujikura, Hendrix, H&N Avicultura, ICC Brasil, Kemin, Kilbra, Lohmann, MCassab, Merial, MSD Saúde Animal, Phileo – Lesaffre Animal Care, Planalto Postura, Poli-Nutri, Theseo, Uniquímica, Vaccinar, Vicami, Wisium e Zoetis. O evento também tem o apoio e a cobertura das principais mídias do setor, como Avicultura Industrial.  

Serviço:

15ª Congresso APA de Produção e Comercialização de Ovos
Data: de 21 a 23 de março
Local: Centro de Convenções de Ribeirão Preto – SP
Informações: (11) 3832.1422.
Site: www.congressodeovos.com.br