Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Comentário

Conhecer a cadeia avícola é fundamental - Por Eva Hunka

A avicultura industrial precisa ser desmistificada, e cabe a nós, profissionais do setor, este trabalho

A avicultura é um negócio cheio de peculiaridades, com características diferentes dos outros agronegócios, e que variam de acordo com o tipo de exploração da granja. Parece confuso, né? Mas para quem vive a avicultura, é tudo muito simples, pois estas particularidades são parte da nossa rotina.

Quando falamos em Avicultura, as pessoas logo pensam na galinha Griselda e seus pintinhos ciscando em sua volta, ou, os mais radicais, já enxergam uma máquina trituradora de pintinhos ou uma granja super lotada, com frangos “Frankenstein” que comem pra viver e vivem para comer, porém, na verdade, não se trata nem de uma coisa, nem de outra. É um negócio extremamente tecnificado, preocupado não só com a sanidade e bem estar animal, mas também com questões de sustentabilidade.

As visões se confundem, pois embora existam todas as preocupações com a sanidade, bem estar e sustentabilidade, o negócio avícola tem um ciclo muito dinâmico, onde as etapas se encaixam perfeitamente como uma grande engrenagem, uma verdadeira linha de produção, e isso aos olhos dos leigos, pode parecer um tanto rude, mas na verdade faz parte de uma grande roda, que faz tudo funcionar de forma harmoniosa.

Imaginem que os milhares de pintinhos que nascem diariamente em um incubatório, em menos de 24 horas, precisam ser separados, selecionados, sexados, vacinados e transportados à granja. Isso tudo é apenas uma parte da engrenagem, já que o produto final dos incubatório são “Pintos de 1 dia”. Não existem “Pintos de 2 dias”. Não existe local para armazenar estes pintinhos no incubatório, pois no dia seguinte, outros milhares de pintinhos irão nascer e precisam estar na granja em menos de 24 horas.

De um lado da cadeia, para estes pintinhos nascerem, os ovos já foram incubados dias antes, e uma vez iniciado o processo de incubação, não tem como adiar.  Do outro lado, o frango que está na granja, precisa ser vendido para que o galpão seja preparado para receber um novo lote. Exatamente como uma linha de produção, porém envolvendo diversas partes da engrenagem.

A avicultura industrial precisa ser desmistificada, e cabe a nós, profissionais do setor, este trabalho. Um trabalho de conscientização que deve ser iniciado pelos próprios trabalhadores da cadeia. Quantos motoristas de caminhões de pintinhos sabem a importância deles na cadeia produtiva? Quantos profissionais de incubatório sabem dos gargalos que são encontrados nas granjas? O conhecimento da cadeia por todos, além de proporcionar um maior engajamento dos colaboradores, melhora a qualidade dos serviços prestados e, por consequência, o produto final, que é bem mais que carne de frango ou ovos, e sim um produto de alto valor agregado, produzido com base nos princípios de bem estar animal e sustentabilidade, extremamente seguro para o consumidor e também para o meio ambiente.