Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Mercado

Conjuntura internacional está favorável à exportação avícola, afirma Blairo Maggi

Ministro ainda disse que o Brasil está recebendo missões técnicas, comerciais, científicas e de sanidade

Conjuntura internacional está favorável à exportação avícola, afirma Blairo Maggi

O ministro Blairo Maggi (Agricultura, Pecuária e Abastecimento) disse que apesar das dificuldades de mercado que chegaram a ser criadas no exterior com a deflagração da Operação Carne Fraca, “no caso de aves, há uma conjuntura internacional muito favorável à exportação”. Maggi lembrou a incidência de gripe aviária em vários países no mundo, que normalmente são fornecedores e que agora não podem exportar. “E, como o Brasil é livre dessa doença, há possibilidade de ampliar os mercados”.

O ministro destacou, na viagem a Santa Catarina, o balanço da força-tarefa feito por inspetores fiscais do Mapa em frigoríficos, divulgado no mesmo dia (06/04), em Brasília. “Estamos com a situação sob controle, com uma força-tarefa nos estados envolvidos na operação, em todos os estabelecimentos investigados”, comentou.

Blairo Maggi destacou que, de 306 amostras de produtos recolhidas, oito deram problemas. “Mas já interditamos as unidades, recolhemos os produtos nas prateleiras e vamos ampliar a fiscalização, tornando-a mais sistemática”. Santa Catarina vai entrar agora, de imediato, na fiscalização, adiantou. “Isso é para mostrar que nossos produtos são bons, são de qualidade, que se submetem a qualquer investigação. E, claro , aqueles que, eventualmente, apresentam problemas são retirados até que sejam feitas as correções”, afirmou.

Comentou ainda que o Brasil está recebendo missões técnicas, comerciais, científicas e de sanidade. “Nós temos no país, neste momento, a presença dos árabes e, na semana que vem, chegarão europeus. Então, nosso sistema será todo auditado. E espero que ao final disso a gente saia, inclusive, com a chancela de um país que tem boas práticas e que tem cuidado muito bem desse segmento”, disse Maggi.