Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Conselho Agropecuário

Conselho Agropecuário do Sul se reúne no Chile para debater políticas agrícolas

Brasil e países vizinhos discutem temas como política agrícola e perspectivas para o setor lácteo

Ministros da Agricultura e representantes de governo da Argentina, Brasil, Bolívia, Chile, Uruguai e Paraguai participam da XXXI Reunião Ordinária do Conselho Agropecuário do Sul (CAS), em Puerto Varas (Chile), nesta terça (26/04) e quarta-feira (27/04). O conselho debaterá sobre políticas agrícolas, agricultura familiar, sanidade vegetal e animal, tecnologias para o setor, sustentabilidade e perspectivas para a cadeia de lácteos.

O diretor do Departamento de Sanidade Vegetal do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa) e presidente do Comitê de Sanidade Vegetal do Cone Sul (Cosave), Marcos Vinícius Coelho, representa o Brasil no evento. Nesta terça-feira, ele fez palestra sobre sanidade vegetal.

No encontro, ainda serão apresentadas as perspectivas para o setor leiteiro. A discussão ocorre paralelamente ao Congresso Pan-Americano do Leite 2016, também em Puerto Varas. O congresso, que vai até sexta-feira (29), é promovido pela Federação Panamericana de Leiteria (Fepale) e Federação Nacional de Produtores de Leite do Chile (Fedeleche).

Criado em 2003, o CAS alinha políticas públicas do setor agrícola entre os países-membros. O ministro uruguaio Tabaré Aguerre coordena a reunião de hoje e amanhã. A organização é do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA). Os assuntos em debate foram selecionados durante o último encontro, em 2015, no México. A ministra Kátia Abreu (Agricultura, Pecuária e Abastecimento) participou do evento no ano passado.