Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Economia

Cooperativas brasileiras estão imunes à crise econômica

Setor sobrevive por ter estrutura mais maleável que empresas, diz professor da Fearp

Cooperativas brasileiras estão imunes à crise econômica

Enquanto o Brasil tenta sair da pior crise econômica de sua história, um setor continua a manter o mesmo desempenho sem se deixar atingir pelos efeitos da recessão econômica. São as cooperativas.

O professor Marcelo Botelho da Costa Moraes, da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (Fearp) da USP, afirma que as cooperativas ficam mais imunes às crises econômicas porque possuem estruturas mais maleáveis que as empresas e chegam até a absorver parte da mão de obra desempregada, principalmente na área de serviços e agropecuária.

Alguns números provam que as cooperativas continuam sólidas e atrativas. Elas mantêm o mesmo nível de emprego para 372 mil trabalhadores e beneficiam direta ou indiretamente 51,6 milhões de pessoas.

As cooperativas transportam 428 milhões de toneladas de produtos por ano e 48% de toda produção agrícola brasileira; quase a metade passa, de alguma maneira, por uma cooperativa agropecuária.

O volume de recursos movimentados pelas exportações realizadas por 240 cooperativas brasileiras soma US$ 5,137 bilhões. O destino dessas exportações são 147 países. Os dados foram revelados pela revista Expressão do Cooperativismo Gaúcho 2017.