Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Paraná

Cooperativas discutem registro de aviários na Adapar

O documento aponta como uma das dificuldades a morosidade encontrada nas unidades de atendimento da Adapar no encaminhamento dos processos de registro dos aviários

As cooperativas do oeste paranaense que atuam com avicultura estão solicitando maior celeridade no registro de aviários de frango de corte à Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar). O superintendente da Ocepar, Robson Mafioletti, e o gerente do departamento avícola da C.Vale, Maikon G. Buttini, discutiram o assunto com o diretor-presidente da entidade, Inácio Afonso Kroetz, em reunião que contou ainda com a presença do fiscal de Defesa Agropecuária da Gerência de Saúde Animal, Rafael Gonçalves Dias. O encontro ocorreu nesta terça-feira (26/07), na sede da Adapar, em Curitiba.

Documento 

Na oportunidade, foram entregues à Inácio Kroetz  diversas  propostas que poderiam resultar em maior agilidade na obtenção do registro dos aviários dentro das exigências legais, em especial as previstas nas Instruções Normativas números 56 e 59. As sugestões foram levantadas num encontro ocorrido no mês de abril, em Cascavel, que contou com a participação da Ocepar e de outros frigoríficos que abatem aves, além das cooperativas.

Morosidade 

O documento aponta como uma das dificuldades a morosidade encontrada nas unidades de atendimento da Adapar no encaminhamento dos processos de registro dos aviários. Há casos em que os protocolos foram abertos em 2012 e ainda estão pendentes. Assim, os representantes da indústria e do cooperativismo sugerem a possibilidade de simplificar o procedimento de protocolo e que seja definido um prazo máximo para o fornecimento do registro. Também sugeriram padronização no atendimento e na fiscalização. Eles propuseram ainda que o prazo de quatro anos para renovação dos registros dos aviários, como ocorre em outros estados. O documento, que engloba ao todo 10 itens, foi encaminhado pelas cooperativas C.Vale, Copagril, Lar, Copacol e Coopavel, e pelas empresas Globoaves e Frango Bello. Elas assumiram o compromisso de adequar estruturalmente as instalações avícolas e protocolar todos os aviários na Adapar até o dia 31 de dezembro de 2016.  

Próxima reunião 

O gerente do departamento avícola da C.Vale, Maikon G. Buttini, que representou as demais cooperativas na reunião com Kroetz, disse que a intenção do encontro foi promover um alinhamento técnico em relação ao registro dos aviários.“Nós estamos dispostos a cumprir o que a legislação determina e o Estado também tem preocupação que isso ocorra. A ideia é ajustar essas expectativas para que as coisas possam fluir”, disse. “A avicultura é uma atividade vital para as cooperativas paranaenses, que abatem cerca de dois milhões de frango por dia, sendo que no Estado o abate diário chega a cinco milhões de cabeças. Além disso, a questão da sanidade é muito importante e queremos encontrar soluções em conjunto com a Adapar para estas questões”, acrescentou o superintendente da Ocepar, Robson Mafioletti.

Reunião 

Ainda de acordo com ele, ficou pré-agendada a realização de uma nova reunião para tratar do assunto, no dia 2 de setembro, em Cascavel, no Oeste do Paraná, com representantes da Adapar, Ocepar e cooperativas.