Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Gripe Aviária

Coreia do Sul baixou resolução que permite importação de ovos sem impostos

Surto de gripe aviária ameaça escasses da proteína nos mercados. Resolução foi baixada nesta terça-feira

Coreia do Sul baixou resolução que permite importação de ovos sem impostos

Mais de 30 milhões de galinhas e patos foram abatidos na Coreia do Sul em menos de 50 dias devido a uma estirpe altamente patogênica da gripe aviária que se espalhou rapidamente pelo país, informou a agência Yonhap.

Desde que foi reportado o primeiro caso no sudoeste do país, a 16 de Novembro, foram abatidas 30,33 milhões de aves, um número que representa quase 20% dos 165,2 milhões de aves criadas em todo o país.

Esta situação fez disparar o preço dos ovos cujo fornecimento está neste momento posto em causa. Em Seul, os ovos esgotaram nos supermercados e lojas especializadas em pastelaria e padaria poderão vir a ser afetadas pela falta desta matéria-prima.

O número de aves mortas anunciado pelo ministro da Agricultura, Alimentação e Assuntos Rurais é mais de o dobro verificado no surto de 2014, noticia o Bangkok Post.

Para minimizar os danos provocados pelo abate de galinhas e patos, o Governo sul coreano aprovou, esta terça-feira, uma resolução que permite remover temporariamente as taxas de importação em produtos de levem ovos, salienta o diário.