Biosseguridade

Curso "Impacto da Salmonella na Avicultura" fala sobre importância da higienização

Evento será nos dias 23 e 24 de outubro no Instituto Agronômico (IAC), em Campinas (SP)

Durante o curso promovido pela FACTA (Fundação APINCO de Ciência e Tecnologia Avícolas) sobre o “Impacto da Salmonela na Avicultura”, a ser realizado nos dias 23 e 24 de outubro no Instituto Agronômico (IAC) de Campinas, uma das palestras será sobre a importância da higienização aplicada à agropecuária.

Diante da contaminação por Salmonella, um problema considerado recorrente atualmente na avicultura, o tema ministrado pelo engenheiro químico e consultor, Charles Eduardo Lima, da CH&B Consultoria mostra alta relevância para o setor, visto que as bactérias podem ser carregadas junto com os ovos desde o inicio do processo nas granjas. “Diante disso, salientamos a necessidade de implementação das melhores práticas de higienização, limpeza e desinfecção, durante todo o processo de produção dos pintos”.

Ele acrescenta que, considerando que este tipo de contaminação pode estar presente em todos os lugares, e podem também ser carreados pelo ar e a poeira até que entre em contato com algum substrato orgânico, a melhoria e padronização dos processos de higienização, a monitoria constante, o controle do micro-organismo deve ser feito de maneira integrada. “Portanto o nosso trabalho deve ser sempre preventivo, compreendendo todas as ferramentas de higienização e visando melhorias da aplicação dos processos, desde os procedimentos de limpeza até as etapas de desinfecção. Além da utilização de produtos detergentes específicos, o uso de desinfetantes como ácido peracético e produtos a base de amônia quaternária corroboram no controle deste agente”, finaliza Lima.