Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Código Florestal

Defesa de MP divorcia Mendes Ribeiro de ruralistas

Além do ministro da Agricultura, presidente escala os titulares do Meio Ambiente, do Desenvolvimento Agrário e das Cidades para defender a Medida Provisória do Código Florestal.

O governo reuniu ontem uma tropa choque ministerial para defender a Medida Provisória 571, que altera o Código Florestal. Com um discurso afinado, os ministros do Meio Ambiente, Izabella Teixeira; da Agricultura, Mendes Ribeiro; do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas; e das Cidades, Aguinaldo Ribeiro, foram escalados para resguardar a medida em uma audiência pública na comissão mista, deixando claro que a presidente Dilma Rousseff não está inclinada a negociar a maior parte das 696 emendas apresentadas.

A bancada ruralista perdeu o apoio até mesmo de Mendes Ribeiro. Ontem, durante a audiência, o ministro da Agricultura se posicionou contra os argumentos dos ruralistas e defendeu a MP. “A segurança jurídica foi restabelecida ao produtor. A medida provisória cobriu várias lacunas, pois a segurança jurídica era a principal preocupação”, afirmou.

Além dos ministros, foram convidados o advogado-geral da União, Luís Inácio Lucena Adams; e os presidentes da Embrapa, Pedro Arraes, e da Agência Nacional de Águas (ANA), Vicente Guillo. Todos eles também defenderam a MP. Adams disse que o texto do governo “acaba com a insegurança jurídica no campo”. Durante a sua explicação, ele foi derrubando os argumentos de inconstitucionalidade usados por deputados contra a MP. Segundo ele, o novo código florestal é um avanço se comparado com a legislação atual.

O ministro Pepe Vargas afirmou que o Poder Executivo reconheceu o trabalho feito pelo Congresso, mas que mudanças foram feitas pelo governo “ouvindo a sociedade”. “O governo procurou produzir aperfeiçoamentos no texto. Não havia mais a possibilidade de modificá-lo por razões regimentais. Então o Poder Executivo criou textos e recuperou alguns trechos e vetou algumas matérias que continham inconstitucionalidade ou por razões de mérito”, disse Vargas. “A maior parte do texto foi sancionada, o que demonstra o respeito ao trabalho da Câmara e do Congresso”, disse.

A MP foi publicada em maio para cobrir lacunas deixadas por vetos da presidente Dilma Rousseff no novo Código Florestal. Ao todo, são 32 alterações, das quais 14 se referem a partes resgatadas do texto aprovado pelo Senado e depois modificado pelos deputados.

O relator na comissão mista, senador Luiz Henrique (PMDB-SC), diz que pretende construir um relatório que seja fruto de “diálogo” e “entendimento”, mas precisará satisfazer alguns interesses que motivaram a apresentação de 696 emendas à MP. O senador deve apresentar seu parecer no dia 4 de julho e a previsão é que o texto seja votado pelo colegiado até o dia 10 de julho.

Ele considerou corretos os vetos presidenciais e as modificações propostas. “São ajustes que ampliam a proteção aos pequenos agricultores e permitem preservar o meio ambiente sem prejudicar a produção”, disse. “Vamos buscar um texto que permita uma rápida aprovação pelo Congresso”, completou. A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, foi a mais incisiva em sua argumentação e elevou o tom de voz duas vezes para não ser interrompida por parlamentares. Em sua fala, disse que a decisão do governo é de “bom senso”. “A proposta foi de bom senso, de equilíbrio e respeitou a três premissas, proteção do meio ambiente, produção sustentável e responsabilidade social”, declarou.